A 11ª edição da Marcha Zeferina em exaltação ao Dia da Consciência Negra, que acontece neste domingo (20), no Subúrbio Ferroviário de Salvador, terá o reforço de 400 alunos do Projeto Esporte e Lazer: Inclusão que Transforma (Elit), executado pela instituição Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), com o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A partir das 8h, o cortejo sai do final de linha do São João do Cabrito e caminha em direção ao Parque São Bartolomeu. Com a participação nesta atividade, o MCPS encerra a execução do Elit, em funcionamento há 12 meses com atendimento a 1.400 pessoas, entre elas crianças, jovens, adultos e o público da terceira idade. Durante este período, foram oferecidas aulas de iniciação esportiva nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, futebol, handebol, capoeira, boxe, karatê e ginástica (esta, voltada para o público idoso), além de participação em campeonatos e aulas de cuidados com a saúde, meio ambiente, comunidade e cidadania.
O Elit faz parte do pacote de 19 projetos que integram o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem o objetivo principal de promover a paz social. Os projetos acontecem na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias. Somados, os 19 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).
Marcha Zeferina
Organizada pelo MCPS, a marcha recebeu o nome de Zeferina em homenagem à líder negra do Quilombo do Orubu, que existiu ma área do Subúrbio Ferroviário. O tema desta edição é ‘Nenhum direito a menos!’. Na ocasião, será feita uma homenagem à ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (2011-2014), Luiza Bairros, falecida em julho último, e Camila Silva, uma mulher atuante na comunidade do São Bartolomeu. O objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento das conquistas pela igualdade racial oriundas das lutas travadas desde os tempos de Zumbi. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 600 pessoas, em sua maioria jovens negros e negras da região.
Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)