Bahia

Alunos de projetos apoiados pela Sudesb integram Marcha Zeferina no Dia da Consciência Negra

O objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento das conquistas pela igualdade racial.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Dia da Consciência NegraA 11ª edição da Marcha Zeferina em exaltação ao Dia da Consciência Negra, que acontece neste domingo (20), no Subúrbio Ferroviário de Salvador, terá o reforço de 400 alunos do Projeto Esporte e Lazer: Inclusão que Transforma (Elit), executado pela instituição Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), com o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A partir das 8h, o cortejo sai do final de linha do São João do Cabrito e caminha em direção ao Parque São Bartolomeu. Com a participação nesta atividade, o MCPS encerra a execução do Elit, em funcionamento há 12 meses com atendimento a 1.400 pessoas, entre elas crianças, jovens, adultos e o público da terceira idade. Durante este período, foram oferecidas aulas de iniciação esportiva nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, futebol, handebol, capoeira, boxe, karatê e ginástica (esta, voltada para o público idoso), além de participação em campeonatos e aulas de cuidados com a saúde, meio ambiente, comunidade e cidadania.

O Elit faz parte do pacote de 19 projetos que integram o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem o objetivo principal de promover a paz social. Os projetos acontecem na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias. Somados, os 19 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).

Marcha Zeferina 

Organizada pelo MCPS, a marcha recebeu o nome de Zeferina em homenagem à líder negra do Quilombo do Orubu, que existiu ma área do Subúrbio Ferroviário. O tema desta edição é ‘Nenhum direito a menos!’. Na ocasião, será feita uma homenagem à ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (2011-2014), Luiza Bairros, falecida em julho último, e Camila Silva, uma mulher atuante na comunidade do São Bartolomeu. O objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento das conquistas pela igualdade racial oriundas das lutas travadas desde os tempos de Zumbi. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 600 pessoas, em sua maioria jovens negros e negras da região. 

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)