As doses da vacina BCG, contra a tuberculose, e antirrábica somente serão aplicadas nas segundas e quartas, a partir desta quarta-feira (16), em Salvador. A informação é da coordenação de ações de vigilância à saúde do município.
Conforme Isabel Guimarães, coordenadora do órgão, o motivo da mudança é que estoque dessas vacinas está baixo devido à redução do abastecimento das doses.
"O Ministério da Saúde teve um problema de desabastecimento e o estoque ficou aquém daquilo que é necessário para que a gente atenda a população de Salvador", explicou.
Ainda segundo Isabel Guimarães, como o frasco da vacina BCG possui 10 doses, após a abertura o frasco precisa ser descartado em seis horas. "Concentramos [os atendimentos] para não haver desperdício, porque se o frasco for aberto e só tiver uma criança [para vacinar] e em seis horas não aparecer outra criança para tomar a vacina, as nove doses restantes têm de ser descartadas", explicou.
Com relação à antirrábica, Guimarães explica que o estoque da vacina também está baixo, mas a população não ficará sem a vacina. "Apenas concentramos a distribuição, mas em cada distrito sanitário nós temos uma unidade de referência para a qual as pessoas podem ligar no telefone 156 [central de teleatendimento da prefeitura] e saber qual é unidade de referência mais próxima de casa", disse.
Reprodução/G1