O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu a desocupação dos campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga. Os prédios estão tomados por estudantes desde o dia 21 de outubro, em protesto contra a PEC 55, antes denominada PEC 241, que tramita no Senado e estabelece limites aos gastos públicos. As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (16) pela instituição.
De acordo com a Uesb, o prazo dado pelo MP-BA para desocupar os campi vai até o dia 20 de novembro. A recomendação do órgão é de que a ação seja pacífica, preservando a integridade física dos ocupantes.
Em nota, a Uesb informou que a comissão criada pelo reitor para intermediar o funcionamento das atividades da instituição durante a ocupação irá discutir a liberação dos prédios com os manifestantes. O G1 tentou falar com os os estudantes que ocupam os campi da universidade, mas não conseguiu contato.
A decisão do MP-BA foi tomada após alunos da universidade contrários ao movimento entrarem com uma representação, solicitando a desocupação dos prédios. Eles não concordam com a suspensão das aulas nos campi e chegaram a propor aos manifestantes que deixassem as salas de aula e continuassem ocupando apenas os outros espaços da instituição, mas o pedido não foi atendido. Cerca de 8.600 estudantes estão sem aulas.
Reprodução/G1