Bahia

Ocupações de alunos na BA seguem em ao menos seis instituições

Atos ocorrem por tempo indeterminado em várias regiões do estado.

NULL
NULL

Servidores da Ufba fecham SGC no 16º dia de greve (Foto: Divulgação/ Assufba)Ao menos seis instituições de ensino em várias regiões da Bahia seguem ocupadas nesta terça-feira (8), em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramita no Senado e estabelece limite de gastos públicos.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) registram ocupações por tempo indeterminado.

Estudantes da UFBA ocupam a reitoria da instituição, em Salvador, mas nenhum pavilhão de aulas foi ocupado e as atividades acadêmicas estão mantidas. Nesta terça-feira (8), ocorre no local a terceira edição do ciclo “Cidadania Cultural em Debate”, que terá como tema “Infância e juventude: a cultura como chave para o desenvolvimento”, e reúne quatro mulheres na mesa de debate.

Também na UFBA, os servidores técnicos-administrativos, em greve desde o dia 24 de outubro, fecharam os portões da Secretaria Geral dos Cursos (SGC), no bairro do Canela, na capital baiana, desde as 6h desta terça-feira. O protesto ocorre também contra a PEC 55. 

No IFBA, as ocupações ocorrem em 11 campi, de Simões Filho, Valença, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Conquista, Barreiras, Irecê, Paulo Afonso, Juazeiro e Eunápolis. Em todos os campi ocupados, as aulas estão suspensas.

Já na Uesc, em Ilhéus, os estudantes impedem a entrada de carros e, por conta disso, a entrada só acontece a pé. Na universidade, algumas aulas estão acontecendo, assim como eventos como simpósios e seminários.

Na Uefs, em Feira de Santana, os estudantes ocupam o local, mesmo após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ter aberto um inquérito civil para apurar a ocupação e ter recomendado à reitoria que providencie o retorno das aulas na instituição.

Os alunos da Ufob ocupam os campi de Barreiras, Barra e Santa Maria da Vitória. Os campi de Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães não registram ocupação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sem aulas e com ocupação de alunos nas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro.

O G1 não conseguiu contato nesta terça-feira (8) com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que registravam ocupações até a semana passada.

Reprodução: G1 – BA