Política

Conquista terá 2º turno com pontos de votação ocupados por estudantes

Estudantes acampam no IFBA e na Uesb, no sudoeste baiano.

NULL
NULL

Estudantes ocupam reitoria da UESB, em Vitória da Conquista (Foto: Blog do Anderson)

O segundo turno das eleições municipais em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, vai ser realizado, no domingo (30), com duas instituições que são pontos de votação ocupadas por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece limite para os gastos públicos pelas próximas duas décadas. Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27) suspendeu a determinação que exigia a desocupação obrigatória do Institudo Federal da Bahia (IFBA) e do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

As informações foram confirmadas ao G1 pelo juiz eleitoral Wander Cleuber, que participou do encontro. Segundo o magistrado, o acordo entre os estudantes e a Justiça Eleitoral, que havia determinado a desocupação dos prédios até esta quinta-feira, foi mediado por órgãos de segurança do município.

Conforme o juiz, o consenso foi alcançado mediante o comprometimento dos estudantes em não atrapalhar no processo de segundo turno das eleições municipais em Vitória da Conquista. A desocupação dos locais estava entre as medidas do esquema de segurança da cidade para o processo eleitoral.

Segundo o juiz eleitoral, apenas grupos pequenos, com cerca de 10 a 15 estudantes, devem continuar ocupando o IFBA e a Uesb. Cleuber informou ainda que também ficou definido que os manifestantes devem ficar afastados das salas onde ocorrem a votação para não incomodar os eleitores.

Ocupação
O IFBA está ocupado desde o dia 18 de outubro. Já a ocupação da Uesb ocorre desde o último dia 21. Os atos são organizados por membros do movimento estudantil e não têm previsão de término. As aulas estão suspensas nas instituições.

Reprodução/G1