Bahia

Prefeitura oferta serviços e orientações sobre AVC

Feira de Saúde, no Shopping da Bahia, alerta sobre riscos e prevenção do agravo que levou a óbito 1,2 mil pessoas na capital baiana no ano passado

NULL
NULL

 src=Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado em 29 de outubro, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai oferecer atendimentos gratuitos na próxima segunda-feira (24), das 9 às 12h, no Shopping da Bahia (no térreo, próximo a Lojas Americanas).
 
Serão ofertados serviços como aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal, peso e altura, orientações para reconhecer sinais e sintomas do AVC, consulta nutricional, informações de combate ao fumo e consultoria para realização de atividade física.
Na estratégia, o coordenador da Rede Brasil AVC na Bahia, o médico neurologista Pedro Antonio Pereira, fará a apresentação do aplicativo “AVC Brasil”, disponibilizado para prestação de orientações gratuitas da prevenção dos riscos do agravo.
Dados – Na capital baiana, de 2004 a 2014, dentre as Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), as principais causas de mortes foram as doenças cerebrovasculares (32%), seguidas do Infarto Agudo do Miocárdio (19%) e doenças hipertensivas (13%), segundo o Boletim Epidemiológico Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) de 2015.
 
No ano passado, os dados preliminares registraram 1,2 mil óbitos em decorrência do AVC em Salvador, principal causa de morte entre as Doenças do Aparelho Circulatório.

Fonte: Ascom