O presidente da República, Michel Temer, chegou a Brasília às 11h30 desta quinta-feira (20) após uma viagem de seis dias para a Índia e o Japão, informou a assessoria da Presidência. Esta foi a quarta viagem internacional de Temer desde que assumiu efetivamente o comando do Palácio do Planalto.
Acompanhado da mulher, Marcela Temer, que fez parte da comitiva presidencial, o peemedebista seguiu para o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, onde continua morando. A expectativa é que ele vá ao Planalto ainda nesta quinta, apesar de não ter mais compromissos oficiais agendados.
O presidente passou os primeiros dias da semana em Tóquio, no Japão, onde participou de uma série de encontros com empresários e autoridades. Antes de ir ao Japão, ele participou na Índia da Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Temer antecipou o embarque de volta ao Brasil nesta quarta (19). A volta da comitiva brasileira estava marcada para as 10h da quinta-feira (20), no horário local do Japão (23h de quarta pelo horário brasileiro). Mas foi antecipada em 11 horas e meia, para as 22h30 desta quarta (11h30 pelo horário brasileiro). O avião fez uma parada para reabastecimento e troca de pilotos em Seattle, nos Estados Unidos.
A assessoria do Planalto não informou o motivo oficial da antecipação da volta. Entretanto, segundo assessores do governo, Temer geralmente prefere voltar logo após cumprir as agendas oficiais, sem pernoitar.
Reprodução: G1