Alguns universitários baianos encontraram dificuldades na manhã desta quinta-feira, 20, para realizar a renovação da matrícula do segundo semestre deste ano pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo relatos dos estudantes, ao acessar a página, encontravam a seguinte mensagem: “A realização do aditamento de renovação ou de suspensão será liberado em breve”.
Nesta quarta, 19, o Ministério da Educação (MEC) reabriu a matrícula pelo portal do Sistema do Financiamento Estudantil (SisFies) para os alunos realizarem o aditamento do contrato, com o prazo até 31 de outubro. Caso haja necessidade, informou o órgão, o prazo pode ser prorrogado até novembro.
George Andrade, estudante de jornalismo da Centro Universitário Estácio FIB, em Salvador, foi um dos que tiveram problemas com a plataforma. Ele afirmou que consegue até entrar no site, mas fica impedido de fazer a aditamento, indispensável para garantir o benefício. "Tentei algumas vezes fazer o procedimento, mas não consegui", afirmou ele, que teme não continuar estudando.
O (MEC) foi procurado pelo Portal A TARDE nesta manhã e informou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) responderia pela situação. O órgão, vinculado ao MEC, por sua vez, disse que o problema é decorrente da quantidade de estudantes acessando ao mesmo tempo a plataforma do SisFies.
O FNDE informou, por meio da assessoria de comunicação, que os estudantes devem continuar tentando, uma vez que a quantidade de acessos é muito grande, mas deve normalizar longo dos dias.
De acordo com informações do Fundo Nacional, existem mais de 1,5 milhão de universitários no Brasil que devem realizar a renovação dos contratos até o final deste mês.
Fonte: A Tarde on line