Bahia

Microcefalia é debatida em formação para professores da rede municipal

O encontro é voltado para todos os professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal e das instituições conveniadas

NULL
NULL

“Microcefalia e Educação: novos desafios” é o tema da formação que os professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Salvador participarão nesta sexta-feira (21). O encontro é voltado para todos os professores do AEE das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas da rede municipal e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) das instituições conveniadas. A expectativa é que cerca de cem professores participem do evento, que será realizado das 8h às 12h, na Faculdade Dois de Julho (Garcia). 

A palestra sobre o tema será ministrada pela terapeuta ocupacional e técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Salvador, Sheila Correia de Araújo. A programação do encontro inclui ainda o depoimento de Maria Joana Damásio Passos, da Associação Abraço, que é mãe de uma criança com microcefalia e vai falar sobre os desafios que as famílias enfrentam na busca pela melhoria no desenvolvimento e qualidade de vida destas crianças, especialmente no âmbito da saúde e educação. 

O evento integra a formação continuada realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para os professores que atuam no AEE. A escolha do tema partiu da preocupação da Diretoria Pedagógica da Smed em fomentar informação acerca da microcefalia, uma vez que, conforme oProtocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika do Ministério da Saúde (2016), cerca de 90% dos casos apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com acometimento motor e cognitivo relevante e, em alguns casos, as funções sensitivas (audição e visão) também são comprometidas. Dessa forma, na medida em que essas crianças diagnosticadas irão precisar das escolas e creches como espaços legítimos de promoção para o desenvolvimento e inclusão de forma efetiva, o desafio cresce para os profissionais da educação. 

  

Confira a programação: 

 
 

8h – Abertura 

 
 

8h30 – Palestra 

 
 

10h – Depoimento da mãe 

 
 

11h – Reflexões sobre o tema  

 

Fonte: ASCOM Secretaria Municipal da Educação