Bahia

Condomínios residenciais de Salvador aderem ao Vale Luz Coelba

Até o momento, 17 condomínios estão participando do projeto que, de agosto a setembro deste ano, recolheu mais de 3,2 toneladas de materiais recicláveis

NULL
NULL

 src=Mais de 3,2 toneladas de materiais recicláveis já foram recolhidas pelo Vale Luz Coelba em 17 condomínios residenciais cadastrados desde a sua implantação neste segmento, em agosto deste ano, até o último mês de setembro.

O projeto, que prevê a troca de materiais recicláveis por desconto na conta de energia, também estimula o uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente. Os representantes dos condomínios interessados em participar deverão entrar em contato através do telefone (71) 3555-3370 ou do [email protected].

É desejável que o condomínio já possua a prática da coleta seletiva implantada e o mesmo não poderá possuir parceria ou convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Para participar do projeto, os condomínios precisam  separar e armazenar os materiais recicláveis limpos e secos. São aceitos no projeto  metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene,  água sanitária). Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados.

No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Os materiais com maior valor para reciclagem são as latas de alumínio, garrafas PET e sopro, a exemplo de embalagens de amaciante, água sanitária e alvejante.

Periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento e pesagem do material. “O valor referente à pesagem pode ser destinado diretamente para a conta de energia do condomínio, em forma de desconto, ou para a conta de energia de uma instituição beneficente indicada pelo condomínio”, explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

“O projeto também estimula a reciclagem e a geração de trabalho e renda para os catadores das cooperativas envolvidas já que todo o material recolhido é encaminhado à Camapet – Cooperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba e a COOPMARC – Cooperativa de coleta seletiva com sede na cidade de Camaçari”, completa a gerente.

Após realizar o contato através do e-mail ou telefone do projeto, os condomínios responderão a uma ficha de inscrição que será analisada pela Coelba. Os condomínios que atenderem aos critérios para participação, poderão contar com uma palestra técnica sobre o projeto – funcionamento, materiais aceitos, coleta seletiva.  

A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba,  regulado pela ANEEL,  visa estimular a cidadania e o respeito ao meio ambiente e está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

Histórico do Vale Luz Coelba

A Coelba iniciou as atividades do Vale Luz em 2008, atendendo a comunidades de baixa renda. Em 2012, o projeto passou a atender, também, a empresas que destinam o desconto na conta de energia a instituições beneficentes.

A partir de 2016, o projeto foi expandido, permitindo a participação de todos os consumidores residenciais de Salvador, Imbassaí e Praia do Forte. Desde que foi criado até setembro deste ano, foram recicladas 1.042 toneladas de resíduos sólidos e concedidos R$ 215 mil em descontos nas contas de energia.

Fonte: Coelba