Política

Líderes não temem atritos na base em meio a candidaturas para presidência da Câmara

Da bancada do governo devem sair pelo menos cinco candidatos ao posto, mas os líderes do grupo não temem que a disputa interna possa criar um atrito entre os seus membros

NULL
NULL

Líderes não temem atritos na base em meio a candidaturas para presidência da Câmara

 

Depois da corrida por votos para a eleição, vereadores da Câmara de Salvador já deram início às negociações por votos de seus colegas no pleito que vai decidir o presidente da Casa no dia 2 de janeiro do próximo ano.

Da bancada do governo devem sair pelo menos cinco candidatos ao posto, mas os líderes do grupo não temem que a disputa interna possa criar um atrito entre os seus membros. O líder do governo na Câmara, Joceval Rodrigues (PPS), já se declara como candidato e minimizou a disputa na base do prefeito ACM Neto (DEM) pelo cargo.

Para ele, é “salutar que os vereadores tenham essa pretensão”. “Os vereadores têm essa autonomia. O acordo é todos poderem pleitear ou não o cargo, sem conflitos”, desconversou. Ainda segundo Joceval, o prefeito ACM Neto não tem tido ingerência na disputa entre vereadores da base.

“O Executivo sabe que fizemos a maioria com folga. É interessante que vários se coloquem e que a presidência da Casa fique com a base do governo. Essa é a nossa prioridade”, afirmou. 

O vice-líder do governo, o vereador Leo Prates (DEM), ainda não confirma nem descarta a possibilidade de tentar a presidência, apesar de já ser tratado pelos colegas como um concorrente ao cargo. O democrata indica que vai declarar oficialmente a decisão na primeira semana de novembro e que, por enquanto, está em "fase de diálogo" com os demais vereadores.

"Vou ouvir o que os vereadores pensam sobre a Câmara. Meu momento agora é de escuta", disse o representante do DEM. “Tenho ficado animado com o que tenho escutado", completou.

Do outro lado da Câmara, a bancada da oposição ainda não tem definição sobre quem vai se lançar como candidato. O grupo se reuniu pela primeira vez para debater o assunto nesta segunda-feira (17), mas teve como única deliberação no encontro marcar uma reunião com Paulo Câmara (PSDB) – atual presidente da Casa – e Leo Prates (DEM) para saber as propostas deles para um eventual mandato.

(BaN) (AF)