A renovação do contrato de Neymar com o Barcelona enfim será oficializada. Quatro meses depois de divulgar que chegou a um acordo para estender seu vínculo com o clube catalão, o atacante assinará o novo compromisso na próxima sexta-feira, em cerimônia oficial na sede do clube. O Barça confirmou que o vínculo do jogador passa a ter fim apenas em 30 de junho de 2021.
Depois de alguns meses de indefinição, sofrendo assédio de gigantes europeus, Neymar definiu seu futuro em junho, quando anunciou que renovaria com o Barça até 2021 – o vínculo anterior se encerrava em 2018. Entretanto, o brasileiro ainda não havia assinado o novo contrato. O diário catalão "Sport" afirmou no começo deste mês que a assinatura não havia ocorrido apenas por uma questão logística, e não por alguma divergência entre a diretoria e o jogador. As duas partes não estariam encontrando uma data boa para poder realizar a cerimônia de assinatura.
Inicialmente, o evento ocorreria no dia 15 de julho, quando Neymar estava de férias antes da disputa do torneio de futebol da Rio 2016. Entretanto, o jogador teria pedido o adiamento da assinatura para não precisar fazer uma viagem rápida à Europa para não comprometer sua preparação para os Jogos e o restante da temporada.
Depois de ser alvo de propostas de Manchester United e Paris Saint-Germain, além de contar com o interesse de outros gigantes europeus, Neymar decidiu estender seu vínculo com o Barça até 2021 – seu primeiro contrato iria até 2018. A imprensa espanhola afirma que o jogador recebeu um bom aumento salarial, e sua multa rescisória passou a ser variável a cada temporada, podendo chegar até € 250 milhões.
O acordo para a renovação causou polêmica na época, uma vez que o advogado de Neymar, Marcos Motta, veio a público dizer que seu contrato era o "maior em vigor da história do futebol". O agente responsável por representar o Barça no Brasil, André Cury, criticou a declaração, afirmando que Motta não conhecia os outros contratos do próprio Barça. A imprensa catalã diz que o brasileiro passará a ter o segundo maior salário do elenco, atrás apenas de Messi.
Com a camisa do Barcelona, Neymar balançou a rede 90 vezes. O primeiro foi em agosto de 2013, no empate por 1 a 1 na Supercopa da Espanha. Nas três temporadas no futebol europeu, o camisa 11 conquistou nove títulos – Liga dos Campeões (2014/15), Campeonato Espanhol (2014/15 e 2015/16), Mundial de Clubes (2015), Copa do Rei (2014/15 e 2015/16), Supercopa da Europa (2015) e Supercopa da Espanha (2013 e 2016).
Globo Esporte