Sacar FGTS, dar entrada no seguro-desemprego, pagar contas atrasadas e receber valores bloqueados. Essas foram algumas das pendências que muitos clientes da Caixa Econômica Federal tentaram resolver na manhã desta segunda-feira (10), em Salvador, após mais de um mês de greve da categoria.
A agência do Comércio, região central de Salvador, reabriu com um hora de antecendência, às 9h, para poder dar conta do aumento da demanda.
orge da Silva Duarte, 35 anos, estava ansioso para sacar o FGTS e pagar as contas atrasadas. "Estava dependendo dessa liberação. Desde o final de agosto, já poderia ter sacado. A greve me atrapalhou muito", afirmou. Ele até considerou rápido o atendimento. Chegou ao local por volta das 9h40 e saiu perto das 10h30.
Andeia Moraes, 35 anos, estava na expectativa de dar entrada no seguro-desemprego. "Saí do trabalho há 15 dias e já estava ficando preocupada", disse. Ela considerou grande a fila da agência do Comércio e seguiu para a unidade do Pelourinho. "Não estou com tempo para esperar. Vou ver se encontro uma agência mais vazia", relatou.
Ao contrário, Michele Jane, de 33 anos, viu nesta segunda-feira que o seguro-desemprego foi liberado.
"Estava ansiosa, mas a greve terminou na hora certa. Estava previsto para sair hoje e saiu", contou. Ela considerou o atendimento rápido. Foram cerca de 30 minutos.
Houve também quem estava com dinheiro bloqueado há quase um mês por causa da greve. É o caso de Célia Borges. "Estava com um cheque para receber. Foi um transtorno, mas resolvi hoje", disse. Ela também considerou rápido o atendimento, que durou cerca de meia-hora.
Fim da greve
Os bancários da Caixa Econômica Federaldecidiram, na sexta-feira (7), encerrar a greve na Bahia. O fim da paralisação foi acordado em assembleia, realizada na sede do sindicato, localizada na Ladeira dos Aflitos, em Salvador.
Na última quinta-feira (6), os demais bancários do estado já haviam aceitado a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerraram a greve nacional iniciada em 6 de setembro.
Ao todo, são 219 agências da Caixa Econômica na Bahia, sendo 80 em Salvador e Região Metropolitana.
Reprodução/G1