Bahia

Passeio histórico-cultural 'Rolé Brasil' vai destacar Farol da Barra no sábado

Primeiro ponto do encontro será em frente ao Museu Náutico da Bahia

NULL
NULL

 src=Um passeio histórico-cultural vai destacar um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Farol da Barra. Intitulado de "Rolé Brasil", o circuito será no sábado (8), às 10h, e vai passar ainda pelo Forte de Santa Maria, Instituto Mauá, Forte de São Diogo, Igreja de Santo Antôno da Barra e Cemitério dos Ingleses, que marcam a fundação da cidade. O ponto de encontro será em frente ao Museu Náutico da Bahia, que fica no Farol da Barra. O evento é gratuito e dispensa inscrições.

A caminhada vai explorar ainda a arquitetura, a geografia e a economia, sem esquecer de tratar de dados históricos como o nome do bairro, o papel da Baía e do Porto de Salvador. No roteiro, serão também enfatizados aspectos importantes da região, desde a chegada de Tomé de Souza até as recentes reformas realizadas na região.

O objetivo do Rolé Brasil é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Considerando a cidade um ambiente multidisciplinar, os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade.

Em 2016, o projeto já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Florianópolis, além da própria Salvador, onde mais uma edição, além desta de agora, será realizada em 19 de novembro. São Paulo (22 de outubro) e Fortaleza (5 de novembro) também têm novas visitas agendadas.

SERVIÇO
O quê: Rolé Brasil – Salvador
Quando: 8 de outubro (sábado), às 10h
Onde: Ponto de encontro no Farol da Barra
Quanto: gratuito, sem inscrição prévia
Duração: aproximadamente 2 horas e meia
Informações: www.facebook.com/RoleBrasil

Roteiro:
•             Farol da Barra – Museu Náutico da Bahia (ponto de encontro)
•             Forte de Santa Maria
•             Instituto Mauá
•             Forte de São Diogo
•             Igreja de Santo Antônio da Barra
•             Cemitério dos Ingleses

Reprodução: G1