Eleições

De olho em 2018, Neto e Rui empatam na disputa por municípios da RMS

O que está em jogo são 2,5 milhões de eleitores nos 13 municípios da região.

NULL
NULL

Resultado de imagem para fotos de neto e rui

 

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), centrou forças para eleger aliados em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste pleito. Algumas cidades eram prioritárias para o demista bem como para o governador Rui Costa (PT), já que os dois devem se enfrentar para o governo do estado, em 2018. O que está em jogo são 2,5 milhões de eleitores nos 13 municípios da região.

O PT elegeu dois prefeitos e o DEM sai na frente com três, contando com a vitória na capital baiana. Somando os aliados, Neto terá apoio para a próxima eleição em Camaçari, Simões Filho, Pojuca, Mata de São João, Vera Cruz e Madre de Deus. Já Rui pode contar com os prefeitos de Lauro de Freitas, Candeias, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Itaparica.

Na disputa política, ambos amargaram derrotas inesperadas. O prefeito apostava na vitória de Tonha Magalhães (DEM), em Candeias. A equipe de Neto esteve à frente, inclusive, do plano de gestão da ex-prefeita – aliada histórica dos Magalhães. Outra aposta foi São Francisco do Conde. Rallison Valentim, irmã da ex-prefeita Rilza Valentim (PT), se filiou ao DEM e recebeu apoio de Neto, inicialmente. Contudo, Rallison teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral por considerar que sua candidatura representava um terceiro mandato familiar, visto que Rilza, antes de falecer, já havia sido eleita e reeleita prefeita da cidade.

Por outro lado, Neto sentiu o ‘gosto da vingança’ ao eleger Antonio Elinaldo (DEM) em Camaçari, um dos municípios de maior representatividade para o governador Rui Costa. O ex-prefeito Luiz Caetano (PT) ficou em segundo lugar com uma diferença de 29.616 votos para Elinaldo.

O prefeito ainda derrubou oito anos de gestão de aliados de Rui em Simões Filho. O candidato do senador Otto Alencar (PSD), Jomar Paraky (PSD) ficou na segunda posição. Dinha (PMDB) recebeu apoio irrestrito e venceu o pleito com 60% dos votos. O PSDB conseguiu reeleger o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira. Em Pojuca, o partido tucano ainda elegeu Duda Leite, desbancando a ex-deputada estadual Maria Luiza Laudano (PSL), aliada do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PSL).

Para Rui, o ‘sabor da vitória’ veio nos municípios de Candeias com a vitória de Dr. Pitágoras (PP) – aposta do vice-governador João Leão; a reeleição de Evandro Almeida (PP) em São Francisco do Conde e de Jussara (PT) em Dias D’Ávila. Teve ainda a aposta do aliado do senador Otto Alencar em São Sebastião do Passé, Dr. Breno (PSD). Lauro de Freitas entra na conta do governador com o retorno de Moema Gramacho (PT).

(BN) (AF)