Eleições

'Foram eleições extremamente pacíficas', diz presidente do TRE-BA

Órgão registrou 266 ocorrências policiais, com mais de 30 pessoas presas.

NULL
NULL

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), firam registradas 266 ocorrências policiais durante as eleições municipais 2016 do último domingo (2), em toda a Bahia, sendo que mais de 30 pessoas chegaram a ser presas. Apesar disso, o presidente do órgão, Mário Alberto Hirs, afirma que tudo ocorreu dentro do normal.

“Foram eleições extremamente pacíficas, e com todas as intercorrências normais de um processo eleitoral. Em todo procedimento eleitoral tem isso que nós vimos: tem boca de urna, tem prisão por boca de urna, tem desavença pessoal, tem brigas, tem discussão. É normal", dsse Hirs.
A maior parte das ocorrências registradas foi de boca de urna. Só em Utinga, na região da Chapada Diamantina, foram 200 casos de boca de urna.
Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que a polícia registrou 79 ocorrências referentes a crimes eleitorais até as 16h30 deste domingo (2), no estado. Foram 42 casos de boca de urna, 10 de compra de votos, 10 de transporte irregulares de eleitores, três casos de porte ilegal de arma, três de desacato de autoridade eleitoral, um registro de injúria e brigas ou desentendimentos entre integrantes de partidos adversários.
Os registros, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram computados em 54 cidades do estado. Foram 95 pessoas detidas, mas em alguns casos houve liberação mediante pagamento de fiança. A secretaria não informou quantos suspeitos permanecem presos.
Cadastro biométrico
O presidente do TRE ainda destacou que a previsão é de que nas próximas eleições, aumente o número de cidades que utilizam o voto por biometria.
"Estamos lutando para isso, mas não depende só de nós. Depende do povo. O povo tem que comparecer. Nós vamos abrir o cadastro no fim de novembro, e esperamos que compareçam, para fazer o sistema biométrico”, disse.

Fonte: G1 – BA