Eleições

Vistorias nos locais de votação entram em fase final na capital

Seções especiais estão no rol de trabalho

NULL
NULL

Os eleitores que necessitam de atendimento especial em decorrência de alguma deficiência ou mobilidade reduzida devem informar à Justiça Eleitoral, até o dia 7 de maio, que precisam de um local adaptado para votar. Nas eleições de 2010, 17.904 seções eleitorais foram adaptadas para os eleitores com deficiência em todo o Brasil. Para 2014, a expectativa é que esse número cresça. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue em fase final de organização do pleito municipal deste ano, que acontece em 2 de outubro. No rol de trabalho, estão vistorias nos locais de votação que, dentre outras questões, deverão ser organizados para atender o eleitor.                                                                           

Durante as visitas, que tiveram início desde o primeiro semestre deste ano, servidores da Justiça Eleitoral checam, entre outras coisas, a funcionalidade da instalação elétrica, o melhor espaço para dispor a urna eletrônica e atuam ainda desobstruindo obstáculos que impedem a circulação dos eleitores, inclusive dos que possuem algum tipo de necessidade especial. 

De acordo com a Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA, 19.669 eleitores declararam ter necessidades especiais na Bahia e, desse número, 7.450 estão em Salvador, que conta com 643 locais de votação, sendo 168 espaços habilitados para receber os cidadãos que possuem algum tipo de deficiência permanente ou temporária. 

Rita de Cássia Ferreira, chefe de cartório da 5ª zona eleitoral e membro da Comissão de Acessibilidade, explica que esse número é bem maior porque nem todos informam à Justiça Eleitoral a necessidade de votar nas seções especiais. Contudo, vale destacar que “os eleitores que não conseguiram informar para o TRE-BA a necessidade de votar em uma seção especial e estão com uma deficiência temporária poderão, no dia da eleição, informar ao coordenador do local de votação a necessidade de ser conduzido à seção”, detalha.  

Para votar, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto. É importante lembrar ainda que os cidadãos devem consultar a situação eleitoral no site do Regional baiano e, àqueles que têm duvidas acerca do local de votação, podem entrar em contato pelo número (71) 3373-7000. 

Fonte: TRE-BA