Imagens mostram passageiros dormindo no chão e extensas filas em guichês depois de cinco voos da Latam serem cancelados por causa da interdição parcial de uma das pistas do aeroporto de Brasília na tarde deste domingo (25), quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve o pneu estourado. O incidente provocou revolta dos clientes da empresa aérea e bate-boca. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a situação, mas não precisou intervir. Até as 7h30 desta segunda (26), eles continuavam tentando embarcar.
De acordo com a companhia aérea, oito voos atrasaram por mais de meia-hora e quatro foram desviados para Goiânia (GO) e Belo Horizonte(MG). A empresa informou que “está prestando a assistência necessária” e que os passageiros serão acomodados em novos voos ao longo do dia.
No área de embarque do aeroporto, clientes chegaram a vaiar a companhia, reclamando de falta de informações. “Fica todo mundo no balcão sem resolver nada e não colocaram ninguém para indicar as pessoas”, disse um passageiro.
“Guichê de atendimento: apenas quatro funcionários para atender aqui mais de cem pessoas”, diz um passageiro em um vídeo que mostra filas para conseguir uma vaga em um hotel dando voltas. Entre os viajantes prejudicados, há crianças e idosos.
Alguns pegaram cadeiras das lanchonetes para esperar nas filas. “Concederam um vale-alimentação, mas a lanchonete não está mais funcionando. Então ficamos sem alimento, a hospedagem só Deus sabe se vamos ter e ainda tem que estar de voltar às 10h20”, lamentou outra passageira.
Um grupo que ia para Recife (PE) às 20h do domingo só conseguiu obter um voucher para se hospedar em hotel nas proximidades do aeroporto às 4h. No entanto, viajantes relatam que tiveram de voltar ao terminal de madrugada, porque não havia mais vagas nos hoteis.
Pneu furado
A aeronave seguia de Barra do Garças (MT) com destino a Brasília. Ela é do modelo Cessna C-98 Caravan. Dependendo do tipo, pode comportar até 14 passageiros a bordo. A FAB não soube informar quando o avião foi comprado nem se ele tem histórico de problemas semelhantes.
De acordo com Inframerica, das 18h até as 20h30, estavam previstas 57 movimentações aéreas no aeroporto – dado que inclui pousos e decolagens. Desses, 39 voos atrasaram mais de 15 minutos. Ao todo, 29 pousos e 10 decolagens foram afetados.
Segundo o grupo, a pista foi parcialmente interditada porque continuava podendo receber aviões de médio porte. A outra pista que funciona paralelamente no terminal também continuou funcionando, diz o consórcio.
Reprodução/G1