Após muitas conversas e especulações, União Brasil e PP fecharam acordo para a formação de uma Federação que fará o bloco de partidos ser o maior em quantidade de parlamentares na Câmara dos Deputados: 108. No Senado, serão 13 os integrantes do grupo.
De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o acordo entre as lideranças dos partidos – Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União) – foi selado na quarta-feira (23). A expectativa, agora, é pelo anúncio oficial, que deve ocorrer na próxima terça-feira (29), às 15h.
Detalhes e Resistências à Federação
Nas últimas semanas as conversas para sanar impasses locais entre as duas siglas avançaram e permitiram que a federação fosse realizada. Um dos estados onde havia resistência por essa formação era a Bahia.
Isso porque, no estado, o PP vinha ensaiando uma reaproximação com o governo Jerônimo Rodrigues (PT). Na Alba, o partido conta com seis deputados estaduais alinhados com a gestão do titular do Palácio de Ondina. Em declarações recentes, inclusive, o presidente estadual da legenda, Mário Negromonte Jr, já vinha sinalizando para a esse possibilidade.
Por outro lado, em Salvador, a sigla faz parte da base de apoio ao prefeito Bruno Reis (União Brasil), conta com cargos estratégicos na administração soteropolitana – um deles é o secretário municipal de Governo, Cacá Leão – e tem cinco vereadores na Câmara Municipal.
Sobre o União Brasil, vale lembrar que a legenda é a principal de oposição aos governos petistas nos últimos anos.