Salvador amanheceu nesta quarta-feira (23) sob fortes chuvas e permanece em alerta laranja, conforme comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos, com previsão de até 60 mm de precipitação ao longo do dia. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros que registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 12 horas foram Cassange (44,2 mm), Palestina (33,4 mm) e São Cristóvão (30,8 mm).
Essa instabilidade climática é causada por uma frente fria no oceano Atlântico, que influencia Salvador e outras áreas da Bahia.
Bairros como Praia do Flamengo, Mussurunga, Barro Duro, Pituaçu, Mata Escura e Valéria registraram altos volumes de chuva recentemente.
A previsão é de chuva até quinta-feira (24), com céu nublado e possibilidade de pancadas moderadas a fortes durante o dia.
A partir de sexta-feira (25), o tempo melhora, com expectativa de céu claro a parcialmente nublado no fim de semana, segundo meteorologistas.
Fortes chuvas em regiões da Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuvas para terça (22) e quarta-feira (23) em grau de perigo. Assim, previsão vale para a capital baiana e para 105 cidades que estão no Centro Norte Baiano, Nordeste Baiano, Centro Sul Baiano, Sul Baiano e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O instituto recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Além disso, em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.