Em novo levantamento divulgado nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente em uma simulação de segundo turno contra o presidente Lula (PT). Embora tenha o nome testado em pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro está inelegível até 2030.
De acordo com o estudo, o ex-presidente teria 46% dos votos em eventual segundo turno nas eleições de 2026, ante 40,4% de Lula. O percentual dos eleitores que não votariam em nenhum dos dois possíveis candidatos, em branco ou nulo é de 9%. Os que não sabiam em quem votar ou não opinaram somaram 4,6%.
Além disso, Lula perderia em eventual segundo turno para Michelle Bolsonaro (45% contra 41%) e para Tarcísio de Freitas (43.4% contra 40.6%).
Estimulada para 1º turno
O instituto Paraná Pesquisas também ouviu o eleitorado em quatro cenários nos quais o presidente Lula enfrenta possíveis adversários do campo da direita.
No primeiro cenário, em simulação de primeiro turno, Lula fica atrás de Jair Bolsonaro. O ex-presidente tem 38.5%, contra 33.3% do atual presidente. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro lugar com 9.7%, acompanhado de Ronaldo Caiado (UB), com 3.6%. Eduardo Leite (PSDB) e Helder Barbalho (MDB) aparecem com 2.9% e 1.0%, respectivamente.
Cenário 2
No segundo cenário, Lula tem como adversária a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. O petista aparece com leve vantagem no primeiro turno ao pontuar 33.7%, enquanto Michelle vem em seguida com 31.7%.
Novamente, Ciro Gomes é o terceiro colocado com 11.8%. Ronaldo Caiado (6%), Eduardo Leite (3.8%) e Helder Barbalho (0.9%) completam o ranking.
Cenário 3
O terceiro cenário traz Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, como virtual adversário de Lula. O atual presidente lidera com folga neste recorte, pontuando 34%. Tarcísio é o segundo colocado com 27.3%.
No terceiro lugar, está Ciro Gomes, com 12.6%, seguido por Ronaldo Caiado (4.8%), Eduardo Leite (4.4%) e Helder Barbalho (1.1%).
Cenário 4
No quarto cenário, Lula tem como adversário o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Neste caso, o petista lidera com 33.3%, contra 16.2% do chefe do Executivo paranaense.
Ciro Gomes vem em terceiro lugar com 14.2%. Em quarto lugar, está Ronaldo Caiado, que tem 8.7%, seguido por Eduardo Leite (4.9%) e Helder Barbalho (1.3%).
O levantamento ouviu 2.020 eleitores entre os dias 16 e 19 deste mês de abril em 160 municípios. A margem de erro de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.