
A morte do Papa Francisco, o primeiro da América Latina, consternou a comunidade católica nesta segunda-feira (21). Na Bahia, no campo da política, a perda foi lamentada por parlamentares de diversas correntes ideológicas. Em nota, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), também lamentaram o falecimento do argentino Jorge Mario Bergoglio aos 88 anos.
De acordo com a imprensa italiana, o Papa Francisco morreu vítima de um AVC.
Confira, a seguir, manifestações de pesar de diversos parlamentares da Bahia, representações na Assembleia Legislativa (Alba), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal:
Senador Jaques Wagner (PT)
“Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco. Um pontífice do diálogo e do respeito, que sempre pregou o humanismo, a compaixão e a caridade. Quanto orgulho sentimos, Francisco. O primeiro papa latino-americano deixa um legado de acolhimento das minorias, predileção pelas periferias e defesa dos mais pobres. Esse é o seu legado que permanecerá inspirando gerações de fiéis, independente de crenças e religiões. O mundo lembrará para sempre da sua lição de fé e amor. Francisco, presente”.
Senador Otto Alencar (PSD)
“O mundo perde hoje um grande líder espiritual. Papa Francisco nos ensinou sobre amor, humildade e justiça. Seu legado permanecerá vivo em nossos corações. Que Deus o receba em Sua glória”
Deputado estadual Hilton Coelho (Psol)
“Perdemos hoje uma das vozes mais fortes contra o avanço das posições de extrema direita. Papa Francisco foi uma luz progressista contra o genocídio do povo palestino. Defendeu a população pobre, combateu os ataques ao meio ambiente e muito mais. Descanse em paz, Papa Francisco”
Deputado estadual Sandro Régis (UB)
“Papa Francisco foi um farol não só para os cristãos da Igreja Católica, mas para todo mundo que encontrava nele uma inspiração de amor, humildade e esperança. Que sua memória continue a iluminar nossos caminhos”
Deputada estadual Olívia Santana (PCdoB)
“O mundo perdeu uma voz potente, que nunca recuou na defesa das pautas dos direitos humanos. Defendeu o povo palestino, combateu o racismo, a violência contra as mulheres, defendeu direitos das pessoas LGBTQIA+. Papa Francisco fez a diferença no mundo e vai fazer muita falta”.
Deputada federal Ivoneide Caetano (PT)
“O Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha de mãos dadas com a justiça. Que a Igreja pode ser refúgio e não prisão. Hoje, perdemos mais que um líder, perdemos um símbolo de coragem, humildade e amor pelos invisíveis. Que seu legado nos guie. Descanse em paz”
Deputado federal Valmir Assunção (PT)
“Quero expressar meus mais profundos sentimentos pelo falecimento do Papa Francisco, símbolo de fé, humanidade e humildade. Primeiro papa latino-americano, Francisco deu voz aos pobres, aos excluídos e aos grupos historicamente perseguidos. Fortaleceu o diálogo inter-religioso e combateu a violência por meio de constantes apelos por paz e solidariedade no mundo. Em sua última aparição pública, no domingo de Páscoa, pregou o amor ao próximo e a fraternidade entre os povos. Sinto com profundo pesar sua partida e envio minhas orações, pedindo a Deus que conforte o coração de todos os fiéis”.
Deputado federal Arthur Maia (UB)
“Hoje, sentimos uma profunda tristeza ao nos despedirmos de uma figura tão inspiradora e querida: o Papa Francisco. Sua liderança, marcada por humildade, compaixão e dedicação aos mais necessitados, deixou um legado inesquecível em nossos corações e no mundo. Sua presença iluminou caminhos de esperança e renovação, e sua partida deixa um vazio difícil de preencher. Que sua alma encontre paz, e que seu exemplo continue a nos guiar na busca por um mundo mais justo e fraterno. Descanse em paz, Papa Francisco”.
Deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT)
“Com profunda tristeza, recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco. Líder espiritual que marcou o mundo com sua humildade, compaixão e defesa dos mais vulneráveis. Que sua luz continue a inspirar a humanidade. Meus sentimentos à Igreja Católica e aos fiéis”.
Deputado federal Daniel Almeida (PCdoB)
“Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco aos 88 anos. Um homem que deixa um legado imenso de amor, humildade e incansável defesa da paz no mundo. Em um mundo marcado pela desigualdade, ele se tornou uma voz firme contra as injustiças, propondo uma Igreja mais próxima do povo e com um olhar atento aos sofrimentos da humanidade. Neste momento de dor, rendemos nossas mais sinceras homenagens à sua memória. Que sua partida seja um convite à reflexão sobre o compromisso com a paz e com a construção de uma sociedade mais justa, onde todos, sem distinção, tenham seus direitos respeitados. À família e aos fiéis nossas condolências e que Deus conforte seus corações”.
Deputada federal Lídice da Mata (PSB)
“O mundo perdeu o Papa Francisco, o padre latino-americano que fez do sacerdócio uma ponte entre a igreja e os homens. Ele sempre nos trouxe reflexões profundas sobre sermos mais humanos e mais próximos dos ensinamentos de Cristo. E foi justamente após o fim da quaresma, com a Páscoa, que o pontífice foi se encontrar com o filho de Deus. Seu legado permanecerá entre nós, pois em 12 anos de pontificado ele mostrou os verdadeiros valores de um cristão, pregando sempre a igualdade, o perdão e a bondade”.
Deputado federal Jorge Solla (PT)
“Parte hoje um dos maiores símbolos da fé, humildade e solidariedade do nosso tempo. O Papa Francisco nos deixa aos 88 anos, após marcar a história como o primeiro papa latino-americano e uma voz firme em defesa dos mais pobres. Que sua luz siga nos inspirando”.
Deputado federal Bacelar (PV)
“Lamento profundamente a morte do #PapaFrancisco. Um líder de hábitos simples, que nos ensinou a viver o Evangelho com coragem, fidelidade e amor universal. Que seu legado de paz, inclusão e cuidado com os pobres inspire o mundo por muitas gerações”.
Deputado federal Joseildo Ramos (PT)
“Perdemos hoje um líder espiritual que marcou época com sua humildade, coragem e compromisso inabalável com os mais pobres. Papa Francisco foi uma voz dedicada ao diálogo entre os povos, à fraternidade entre as religiões e à promoção de uma Igreja mais acolhedora e próxima do povo”.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.