Primeiro pontífice latino-americano

Morre em Roma o papa Francisco, aos 88 anos

O argentino marcou seu papado pelo incentivo à tolerância, ao diálogo e aproximação com as minorias

Papa Francisco morre aos 88 anos
Foto: Divulgação/Vaticano

Faleceu nesta segunda-feira (21) o papa Francisco, aos 88 anos. A morte do argentino Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, aconteceu às 2h35 no horário de Brasília, 7h35 no horário de Roma.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz o comunicado oficial do Vaticano.

O pontífice ocupou o maior cargo da Igreja Católica por 12 anos. O argentino assumiu a chefia da Igreja Católica em 2013, sucedendo Bento XVI, que renunciou ao posto.

Neste Domingo de Páscoa (20), o papa Francisco fez uma aparição pública na Praça de São Pedro, para abençoar os fiéis.

De acordo com o Vaticano, o pontífice estava com uma pneumonia bilateral, quando a respiração e a circulação de oxigênio pelo organismo são prejudicadas. Francisco ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, recebendo alta no dia 23 de março.

Primeiro pontífice latino-americano, Francisco marcou seu papado pelo incentivo à tolerância, ao diálogo e aproximação da Igreja com as minorias. Apreciador do futebol, o papa torcia para o San Lorenzo.

A Igreja Católica decidirá nas próximas semanas quem será o novo papa.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.