A Arquidiocese de São Salvador da Bahia vivenciará, entre os dias 17 e 19 de abril, o Tríduo Pascal, momento central da fé cristã, que recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, culminando no Domingo da Páscoa (20).
Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no Centro Histórico da capital baiana, as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Programação
Na manhã da Quinta-feira Santa (17/04), às 9h, será celebrada a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais, também conhecida como Missa da Unidade, reunindo todo o clero da Arquidiocese. À noite, às 18h, terá início o Tríduo Pascal, com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, que recorda o gesto de serviço e entrega de Cristo.
Na Sexta-feira Santa (18/04), às 15h, os fiéis participarão da Ação Litúrgica Solene na Catedral, em memória da Paixão e Morte do Senhor. No mesmo horário, a mesma celebração acontecerá na Igreja Nossa Senhora do Carmo, de onde sairá a tradicional Procissão do Senhor Morto.
A imagem do Cristo, conhecida como o “Cristo do Cabra” – em referência ao artista plástico que a confeccionou –, será conduzida em esquife por militares do Exército, passando por ruas do Centro Histórico. Ao chegar em frente à Catedral Basílica, os fiéis acompanharão o Sermão das Sete Palavras, proferido por Dom Sergio, encerrando de forma solene e reflexiva o segundo dia do Tríduo Pascal.
Já no Sábado Santo (19/04), às 18h, será celebrada a Solene Vigília Pascal, considerada a mais importante celebração do calendário litúrgico, com a proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas Batismais. A programação será encerrada no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor (20/04), com a Missa às 10h, também presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha.
As celebrações do Tríduo Pascal são um convite à profunda vivência da fé cristã, à meditação dos mistérios centrais da salvação e à renovação do compromisso com a vida nova em Cristo Ressuscitado.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.