O primeiro debate televisivo da campanha eleitoral de Salvador, exibido pela TVE na noite desta quinta-feira (21), com apresentação do jornalista Bob Fernandes, foi marcado pelo tom morno e ataques de todos os candidatos ao atual prefeito ACM Neto (DEM), que não compareceu ao evento.
O clima só esquentou um pouco no terceiro bloco, no momento em que Fábio Nogueira (PSOL) tirou Alice Portugal (PCdoB) do script, ao perguntar se ela concordava com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, a um custo estimado de R$ 7 bilhões, criticada ainda por ambientalistas por impactar o meio ambiente da Baía de Todos-os-Santos.
A comunista tergiversou, disse que o projeto não estava em debate, elencou obras de mobilidade feitas pelo governador Rui Costa (PT) e, por fim, afirmou acreditar que “se o governador fizer a ponte, fará dentro de um padrão que não prejudique” o meio ambiente.
Alice Portugal (PCdoB) aproveitou a discussão sobre geração de emprego e renda para criticar o modelo adotado pela atual gestão. “O trabalho é um grande problema.
O desemprego voltou a crescer com a crise mundial, mas em Salvador piorou com as escolhas do prefeito. As escolhas para maquiagem, subir IPTU. Vamos garantir rede de economia solidária para trabalhadores comuns.
Vou criar catálogo de serviços. Vamos correr atrás de indústrias limpas, de empresas de serviços. O camelô não vai apanhar, não vai receber gás lacrimogêneo. Vamos garantir justiça ao invés de reprimir”, pontuou.
((Bahia.ba) (AF)