Iniciando as atividades em 2025, o NordesteLAB abre as inscrições gratuitas para o 4º Laboratório Universitário até o dia 15. Podem se inscrever estudantes universitários de cursos da área de cinema, audiovisual, comunicação e afins, matriculados em instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As inscrições estão sendo realizadas no site através deste link.
Na edição deste ano, o Laboratório Universitário segue com a parceria do YouTube, que oferece R$10 mil ao projeto vendedor. As aulas são online com consultores da área e serão realizadas de maio a julho. Cinco duplas selecionadas participam do evento em agosto com passagens e hospedagens pagas.
“O NordesteLAB oferece uma oportunidade única, proporcionando um ambiente de aceleração de conhecimentos e desenvolvimento prático no setor audiovisual. Ao participar do Laboratório Universitário, os estudantes têm a chance de desenvolver roteiros e aprimorar ferramentas para produzir seus próprios curta-metragens, adquirindo habilidades essenciais que os ajudarão a se destacar no mercado. Além disso, o laboratório promove a troca de experiências com profissionais da área, ampliando as redes de contato e preparando os alunos para ingressar no mercado audiovisual com mais experiência e confiança”, avalia Rubian Melo, coordenadora geral do NordesteLAB.
Considerado o maior evento do mercado audiovisual fora do eixo RJ-SP, o NordesteLAB acontecerá de 05 a 08 de agosto, em Salvador e, este ano, o evento acontece com o intuito de aprofundar a discussão sobre como o setor audiovisual ompacta diferentes públicos e setores da sociedade.
“Estamos preparando uma edição que vai abarcar uma preocupação de como nossas obras chegam ao público final, como o nosso setor é entendido por outros setores econômicos e tentarmos demonstrar o quanto o audiovisual é estruturante no desenvolvimento de novas formas de fazer negócios e possibilidades de desenvolvimento das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste”, comenta Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB.
Em 2024, o NordesteLAB celebrou 10 anos com uma edição especial, que reuniu profissionais do audiovisual de 14 estados das regiões Norte, bem como Nordeste e Centro-Oeste, além de mais de 40 players, empresas voltadas para produção e distribuição de produtos audiovisuais, nas rodadas de negócios
Assim, realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB reúne mesas temáticas. No local, também acontecerá rodadas de negócios, clínicas jurídicas, masterclasses e laboratório universitário.
Aline Fontes também é coordenadora geral e explica sobre os desafios de produzir um evento desse porte. Portanto, faltando quatro meses para o evento, o trabalho da equipe já iniciou desde fevereiro.
“Fazer um evento do tamanho do NordesteLAB é sempre um desafio. São 04 dias de evento, em três espaços diferentes, uma equipe de quase 30 pessoas, dezenas de fornecedores, além de convidados e participantes todos os dias. É muito trabalho pra dar conta de toda grande estrutura, de toda logística e ainda manter o clima de aconchego, que é o grande diferencial do nosso evento”, analisa.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.