Há um mês, a Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Avenida Bonocô, teve a velocidade máxima reduzida para 60 km/h e estava em fase de teste. Contudo, a partir desta quinta-feira (10), o novo limite da via passa a valer e fica passível de multa.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) determinou a alteração da velocidade máxima da Bonocô após a criação da motofaixa na via. Nos primeiros 30 dias de funcionamento da motofaixa a Superintendência de Trânsito (Transalvador) registrou uma redução de quase 60% na quantidade de acidentes envolvendo motos no local.
Dessa forma, os condutores que ultrapassarem os 60 km/h serão multados. O valor da multa varia a depender da porcentagem ultrapassada, com valores a partir de R$ 130 e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Assim, a motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço tem demarcações com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas podem transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via.
Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos. Os demais veículos podem acessar a motofaixa para realizar trocas rápidas de faixas, no entanto a Transalvador recomenda que a movimentação seja feita com cautela.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.