Educação

VÍDEO: Especialista alerta para uso de celular durante criação de filhos: 'Podemos usar a tecnologia como ponte e não como muro'

A psicóloga também citou a série da Netflix 'Adolescência', que conversa muito sobre o assunto

Foto: Reprodução/ Youtube Salvador FM
Foto: Reprodução/ Youtube Salvador FM

Educar é um papel significativo na vida de muitos pais. Lidar com as emoções de crianças, adolescentes e formar caráter em meio a tanta tecnologia pode ser um rival nesses momento. A psicóloga e escritora Dani Rita participou do programa Toda Hora da Salvador FM, apresentado por Juliana Nobre e Silvana Freire, nesta terça-feira (8), e alertou sobre o uso de celular durante a criação de filhos.

“Na prática nós precisamos aprender a se relacionar, tudo faz parte da relação, se eu tenho uma tela que vai intermediar essa relação, eu tenho que participar dela. As famílias e os pais também usam celular, computador, muitas crianças reclamam disso para mim na sessão, dizem que ficam invisíveis quando os pais estão no celular. Mas a gente pode usar a tecnologia como ponte e não como muro e isso está separando as pessoas, afastando”, disse a especialista.

A psicóloga também citou a série da Netflix ‘Adolescência’, que conversa muito sobre o assunto.

‘A série Adolescência é impactante, forte e bonita ao mesmo tempo que fala de relacionamentos e de não relacionamentos, o último episódio é muito interessante, sem dar spoiler, é todo trabalhado em cima do que os pais acharam que fizeram ou não fizeram com o filho e tem um diálogo muito importante entre eles, para mim o momento mais marcante é isso, eles se perguntam onde erraram, mas não tem fórmula, não existe fórmula certa, é o que dá certo’, esclareceu.

Equilíbrio no uso de telas

Administrar o tempo de tela envolve equilibrar tecnologia com experiências reais, enriquecendo a infância e preparando as crianças para um futuro saudável e produtivo. Embora essenciais para pais, professores e crianças, gerenciar o tempo de tela, educacional ou não, tem se tornado difícil, mas a especialista alertou para essa questão.

“Precisamos olhar para a criança e adolescente como pessoa também, claro que é necessário ter a autoridade, mas também precisam de respeito para respeitar, por isso é importante isso da relação”, disse Dani Rita.

Para administrar as telas que o filho está acessando é importante ter o contato.

“Fazer parte delas, as vezes o filho entra no quarto e vivem esse mundo e é muito mais perigoso do que está na rua, pois está em contato com muito mais gente e há pessoas que não tem noção de quem seja e não é participar só vigiando, mas entender, participar da vida e achar interessante”, explica.

Lei do Celular nas escolas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. 

Assim, o uso do celular é permitido em situações de perigo, necessidade, direitos fundamentais, pedagógicas, acessibilidade e saúde dos estudantes.

Assista o programa completo:

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.