Ícone da TV

Luto no jornalismo baiano: Artistas, políticos e personalidades lamentam morte de Wanda Chase

Jornalisma morreu na madrugada desta quinta-feira

Luto no jornalismo baiano: Artistas, políticos e personalidades lamentam morte de Wanda Chase

A morte da jornalista Wanda Chase, na madrugada desta quinta-feira (3), deixou uma legião de fãs e admiradores entristecidos. Artistas, políticos, personalidades e instituições lamentam a perda da manauara, aos 74 anos, que se destacou no jornalismo baiano desde a década de 90.

Nomes como Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes, Tia Má, Alice Portugal, assim como a banda Olodum e o cantor Manno Góes prestaram solidariedade para os amigos e familiares, e exaltaram a importância da Wanda como pessoa e profissional.

Confira:

“A família Olodum lamenta profundamente a passagem de Wanda Chase (@chase.wanda), jornalista, mulher negra, militante do movimento negro e conselheira do Olodum. Nossos sentimentos à familiares e amigos nesse momento de pesar”, lamentou o Olodum.

“Acordei hoje com a triste notícia do falecimento da jornalista Wanda Chase, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, em Salvador. Lembro-me das vezes em que nos encontramos, ela sempre com um sorriso, alegria contagiante e muita competência no que fazia. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por igualdade racial e justiça social.

Wanda nasceu em Manaus (AM), mas adotou a Bahia como sua terra, tornando-se uma figura importante do jornalismo local e uma defensora das causas do povo negro, tornando-se uma referência e inspiração para muitos.

Com uma carreira brilhante na TV Bahia, Wanda destacou-se não apenas por sua competência profissional, mas também por sua paixão e dedicação à cultura baiana. Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Wanda Chase. Que seu legado de resistência, amor e dedicação à causa negra continue a inspirar gerações futuras”, disse a ministra e cantora Margareth Menezes.

“Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas da jornalista Wanda Chase, um dos grandes nomes do jornalismo baiano, que nos deixou na madrugada desta quinta-feira (3). Referência na comunicação, militante do movimento negro e defensora da cultura da Bahia, Wanda deixa um legado de luta e inspiração. Que sua memória siga viva. Descanse em paz!”, lamentou a deputada.

“Acordei em choque com a notícia da partida de Wanda Chase, personagem muito relevante e querida na história do Axé […] Meus sentimentos e carinho à toda família de Wanda. E minha gratidão e respeito total por essa amazonense gentil, dona de um vocabulário vasto, de português lindíssimo”, homenageou o cantor.

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento Wanda Chase, uma referência da comunicação baiana, com uma trajetória marcada por profissionalismo, carisma e compromisso com a informação. Ao longo de décadas, marcou uma geração de telespectadores com sua presença marcante, especialmente no Carnaval de Salvador, se destacando como uma das grandes comunicadoras da nossa folia. Wanda inspirou muita gente e deixa um legado imenso. Expresso minha solidariedade à família, amigos, colegas de imprensa e a todos que admiravam essa grande profissional”, lamentou o prefeito.

“Uma grande referência que tive a satisfação de ter como amiga e colega de profissão. Nesse dia, inclusive (foto), eu estava todo feliz de abrir a transmissão do Carnaval de 2024 ao seu lado. Muitas camadas sobre admiração e respeito. Descanse em paz Wandíssima”, escreveu Leo.

“Acordando com outra notícia devastadora. Morreu minha amiga querida e companheira de várias jornada, Wanda Chase”, escreveu o jornalista.

“Chase,Darling,Wanda… Minha amiga querida,companheira de tantas reportagens e carnavais. Wanda Chase! O nome chegava forte, com muita alegria e certeza de alguma novidade. Você deixa saudade e uma lacuna imensa nos corações dos amigos e do jornalismo”, escreveu o jornalista.

O jornalista Fernando Guerreiro também lamentou a perda da amiga. “Wanda Chase era uma grande amiga, uma criatura que a gente estabeleceu um pacto entre a gente de alegria, de bom humor, a gente sempre que se encontrava ria muito, se divertia muito, e ao mesmo tempo eu tinha consciência da importância dessa figura, dessa jornalista pioneira, corajosa, que foi fundamental. Wanda é a primeira jornalista preta a terem protagonismo na nossa telinha, que era basicamente uma tela de brancos, e também uma figura combativa, inteligente, que marcou época dentro do jornalismo daqui, então fica aí a saudade e a lembrança, principalmente uma grande história que foi”.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.