Em 2015, foram registradas no Brasil mais de 40 mil mortes em acidentes de trânsito. Na Bahia, morrem anualmente 370 pessoas nas estradas estaduais. Os números foram apresentados no Workshop Grupo Gestor Vida no Trânsito, nesta terça-feira (20), no Grande Hotel da Barra, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), marcou o terceiro dia de atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT).
O encontro teve a participação também da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério da Saúde, do Esquadrão Águia da Polícia Militar, das secretarias municipais de Mobilidade e Saúde e da Transalvador. Os órgãos discutiram ações conjuntas para diminuir o número de vítimas de acidentes."Trânsito hoje é uma questão de saúde pública, é uma epidemia. O custo com internamento, medicamentos e UTI é muito alto. Por isso, a Sesab não poderia ficar de fora do planejamento das ações preventivas para enfrentar o problema", disse a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Figueiredo.
O grupo gestor é um colegiado composto por membros de intuições públicas de trânsito, segurança e saúde, atualmente sob a coordenação do Detran, que defende a consolidação dos dados estatísticos de acidentes, com o objetivo de implementar políticas públicas eficazes no setor. "Precisamos atuar conjuntamente para termos números mais confiáveis, usando as ferramentas da tecnologia. Assim, as nossas ações poderão ser realizadas atacando os principais gargalos; e a sociedade terá uma visão mais abrangente dos impactos do trânsito", ressaltou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
Fonte: ASCOM DETRAN-BA