Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Bahia criticaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-chefe do Palácio do Planalto réu por tentativa de golpe de Estado. A Suprema Corte acolheu, nesta quarta-feira (26), por unanimidade, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O ex-deputado federal e ex-ministro da Cidadania no Governo Bolsonaro, João Roma, que é presidente do PL na Bahia, condenou a iniciativa do STF. O ex-congressista chegou a citar Platão: “O juiz não é nomeado para fazer favores com a Justiça, mas para julgar segundo as leis”.
Roma considerou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem sido vítima de “ato persecutório com sanha” para condená-lo.
“Não há constrangimento em violar a legislação em nome de um projeto ideológico para a manutenção do status quo”, afirmou o ex-ministro.
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e classificou a decisão da Corte como “política”.
“Qual crime Bolsonaro cometeu? Nem eles conseguem apontar. Um julgamento político, baseado em opiniões, sem fatos, sem provas, tudo na base do achismo e da sua vontade ideológica. Infelizmente, é neste cenário que vivemos hoje. Estão focados em derrotar a direita no Brasil, mas eles não sabem que estamos mais fortes do que nunca. Não vamos desistir da nossa nação”, disse Leandro.
“Dia histórico”
No campo da esquerda, o dia de hoje foi considerado histórico pela decisão da Suprema Corte. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) lembrou que as cenas exibidas durante a sessão do STF mostraram a gravidade dos ataques do 8 de janeiro.
“As cenas apresentadas pelo ministro Alexandre de Moraes escancaram a gravidade dos ataques contra a democracia brasileira em 8 de janeiro. Não foi manifestação, foi destruição, foi tentativa de golpe. A democracia venceu e seguirá firme contra qualquer tentativa de retrocesso”, externou.
O deputado federal Valmir Assunção (PT) foi à rede social X falar do caso. “É um dia histórico para a democracia brasileira. Primeira vez que há um julgamento de um ex-presidente e militares por crimes contra a democracia”, apontou o petista.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.