O prefeito ACM Neto, candidato à reeleição pelo DEM, reagiu neste domingo, 18, às críticas feitas pela adversária do PCdoB, Alice Portugal, à sua administração e de ser "ingrato" por não reconhecer os investimentos em saúde e educação feitos em Salvador pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "A candidata do PCdoB precisa se informar direito antes de ficar dando pitaco sobre o que não sabe", rebateu o democrata.
Em entrevista publicada em A TARDE neste domingo, Alice disse que a saúde em Salvador é uma "calamidade", que se uma mãe precisar de socorro para um filho numa madrugada chuvosa só lhe resta ir para um hospital estadual, e que a situação não é mais grave porque Dilma garantiu o Mais Médicos na capital.
Em resposta, Neto afirmou que essa criança só não terá atendimento público se a mãe a levar à UPA de Roma, que é de responsabilidade do governo do estado, onde, segundo ele, estão suspensos os atendimentos pediátrico e ortopédico, além de a unidade funcionar precariamente como as outras duas UPAs do governo estadual.
"Se a mãe levar o filho a uma das nove UPAs da prefeitura, das quais oito foram inauguradas em nossa gestão, em qualquer hora do dia a criança será atendida. Seja no subúrbio, no centro ou em Itapuã, todas as UPAs da prefeitura contam com pediatras e médicos de outras especialidades para prestar a assistência devida", garante o prefeito.
O democrata informou, ainda, que na sua gestão foram contratados 690 novos médicos e, desse total, apenas 150 são do programa Mais Médicos.
Alice Portugal também acusou Neto de recusar a oferta de "uma quantidade grande de creches em Salvador" feita pela ex-presidente, alegando que não tinha terreno disponível.
O prefeito lembrou à adversária que o partido dela, o PCdoB, ocupou a secretaria municipal de Educação em gestões passadas e que "não foi capaz de construir uma sala de aula".
O democrata garante que dobrou o número de creches desde que chegou à prefeitura, há quatro anos, e construiu ou reformou 190 escolas. Além da infraestrutura, houve, diz ele, investimento na qualidade do ensino e a contratação de 3,5 mil professores. "O resultado disso tudo foi o avanço de Salvador no Ideb, o maior entre as capitais brasileiras. quando tinha o pior índice de ensino do Brasil".
Auditoria
ACM Neto respondeu, ainda, à intenção da candidata de pedir, caso eleita prefeita, uma auditoria nas licitações das obras da Estação da Lapa e do Rio Vermelho, esta última apontada pela vice-prefeita e candidata Célia Sacramento (PPL) de ter sido superfaturada.
"Eu espero que a candidata do PCdoB peça revisão na obra do Mercado do Rio Vermelho, da Ceasinha, da obra da Concha Acústica e do Teatro Castro Alves, e no Centro de Monitoramento da PM. Todas essas obras foram feitas pela mesma empresa que construiu a Nova Lapa, e o governador Rui Costa (PT) elogiou o desempenho da construtora num programa de rádio de grande audiência", provocou Neto.
Reprodução: A Tarde