
Uma parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Consórcio Enseada-Tenenge, responsável pela gestão do Estaleiro São Roque do Paraguaçu (município de Maragogipe), vai qualificar mão de obra local para gerar cerca de 1.200 postos de trabalho na região, sendo 300 novos empregos diretos e 900 indiretos.
O Termo de Cooperação Técnica 016/2024 foi assinado nesta segunda-feira (10), pelo secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, assim como o representante do Consórcio, Mário Arthur Borges de Assis Moura.
A cooperação técnica compreende qualificação prioritária de trabalhadores e trabalhadoras da região e intermediação de mão-de-obra para atender à demanda de vagas para a indústria naval exclusivamente pela rede SineBahia.
Então, com a retomada das atividades do setor, haverá a construção de até 80 barcaças mineraleiras, trabalho que demanda mão de obra especializada. O SineBahia irá divulgar, em breve, os cursos, bem como número de vagas oferecidas.
O secretário Augusto Vasconcelos comemorou o impulso do setor naval no estado.
“A indústria naval está de volta na Bahia. Firmamos um termo de cooperação técnica com a empresa responsável pelo Estaleiro em São Roque do Paraguaçu, Maragogipe, que irá gerar novos empregos na região. Nosso governador Jerônimo Rodrigues está empenhado, ao lado do presidente Lula, para retomar a construção de navios e embarcações em território nacional. Um importante passo para fortalecer nossa soberania e gerar mais oportunidades para a população”, disse o gestor.
O Estaleiro São Roque
O Enseada é o único estaleiro de 5ª Geração do Brasil, com produtividade para atender demandas domésticas e internacionais.
Com uma área de 1.600.000 m² o estaleiro está localizado estrategicamente às margens do Rio Paraguaçu, em águas abrigadas e com profundidade importante. Portanto, lá não há a incidência de correnteza ou ventos inesperados.
Além disso, não há concorrência de atracação com outras indústrias como em outras regiões. Assim, a estrutura visa desenvolver engenharia naval, serviços especializados e manutenção.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.