A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (15), uma operação com o objetivo de desarticular facções criminosas responsáveis pelo tráfico de drogas e homicídios em diversos bairros de São Leopoldo, no Vale do Sinos etambém em Porto Alegre. Trinta e cinco pessoas já foram presas.
Mais de 400 policiais cumprem um total de 130 ordens judiciais, sendo que 55 dos mandados são de prisão, na investigação conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). De acordo com a polícia, 41 pessoas alvos das ordens de prisão são considerados indivíduos de alta periculosidade.
De acordo com a polícia, 15 equipes seguiam nas ruas para cumprir os mandados de prisão restantes. Além das prisões, foram apreendidos ainda veículos, drogas e dinheiro. Entre os suspeitos já presos estão, segundo o Denarc, chefes das facções investigadas.
De acordo com o diretor do denarc, delegado Mario Souza, "é uma ação energética e baseada em profunda investigação". Ainda de acordo com ele, 73 pontos da facção foram estourados em São leopoldo e no Vale do Sinos.
As regiões onde foi deflagrada a operação concentram os maiores índices de violência. Só em 2016 64 pessoas foram mortas, mais de 1,1 mil foram assaltadas, além de 646 carros roubados.
Reprodução: G1