
Durante o Fuzuê e Furdunço, festas de pré-carnaval realizadas no sábado (22) e domingo (23) na Barra, em Salvador, serpentinas foram jogadas em direção aos fios de energia. Essas serpentinas atingiram sete estruturas elétricas na Rua Marques de Leão. Segundo a Neoenergia Coelba, as ações de reforço no sistema elétrico impediram curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia. Contudo, o risco foi significativo. A concessionária alertou para a importância de seguir as orientações de segurança durante o Carnaval.
Na manhã desta segunda-feira (24), equipes da Neoenergia Coelba ainda trabalhavam para remover as serpentinas da rede elétrica. A empresa destacou que os técnicos fazem parte da equipe de manutenção preventiva. Embora estivessem planejados para outras ações de reforço para o Carnaval, precisaram se dedicar à retirada dos objetos da rede.
Vale lembrar que, no início deste mês, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou uma lei que proíbe a comercialização, distribuição e utilização de serpentinas metálicas no estado, com multas de até R$ 100 mil. No entanto, outros tipos de serpentinas, como as de papel, também oferecem riscos à segurança pública. Especialmente quando molhadas, as serpentinas de papel podem causar curtos-circuitos e romper cabos de energia.
Veja vídeo:
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.