O presidente da Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, exaltou o Fuzuê e o Furdunço de 2025, festas que aconteceram no último fim de semana, dias antes da abertura oficial do Carnaval de Salvador. Os eventos, segundo o gestor, foram os maiores da história.
“De fato, foi o maior Furdunço da história. A gente teve 59 atrações, então foi, sim. Foi o maior e as imagens não me deixam mentir. Tem horas que dá aquele nervosismo, ‘meu Deus, vai caber tanta gente aqui?’, mas foi, deu tudo certo, mesmo com chuva, tudo funcionou super bem. Deus gosta de Carnaval, gosta muito da nossa cidade”, afirmou em entrevista ao PS Notícias.
Programação pré-Carnaval
Ainda conversando com o PS, Edington comentou sobre a programação de pré-Carnaval, que vai muito além do Fuzuê e do Furdunço, que aconteceram sábado (22) e domingo (23), respectivamente.
“A gente tem um pré-Carnaval, que começou nesse final de semana, que é um projeto muito estratégico para a nossa cidade, porque ele provoca para que a gente antecipe a vinda de turistas para a cidade de Salvador”, iniciou.
Seguido do Fuzuê e do Furdunço, o folião tem mais uma festa a seguir: a Melhor Segunda-Feira do Mundo, evento já conhecido, mas que não acontecia no período pré-Carnaval.
“É uma ideia do prefeito Bruno Reis, trazer a Melhor Segunda-Feira do Mundo para a segunda-feira, que tinha um buraco entre o Furdunço, o Fuzuê e o Pipoco. E aí, convidamos esse grande artista, o Xanddy [Harmonia], que já tem essa iniciativa”, contou Isaac.
Pipoco
Na terça-feira (25), a curtição não para. Tem Leo Santana comandando o Pipoco, evento que acontece desde 2018 no circuito Orlando-Tapajós, com concentração em frente ao Clube Espanhol, às 18h30, e seguindo até o Farol da Barra. O artista, para Edington, é um “gigante que leva multidão”.
O presidente da Saltur ainda relembra que na quarta-feira (26) haverá o Habeas Corpus. “A gente tem bandas e fanfarras, os bloquinhos que também fazem parte desse contexto da diversidade do Carnaval”, explica.
Na quinta-feira (27), é a grande abertura do Carnaval. “A gente convidou vários artistas do Axé Music, importantes nomes da nossa música (…) A gente vai ter Daniela [Mercury], Margareth Menezes, Carlinhos Brown, vamos ter Gilmelândia, Serginho e uma turma que deu grandes contribuições à nossa música”, declarou.
Carnaval no Centro Histórico
Edington também reforçou que o Carnaval no Centro Histórico está ainda mais forte, contando com diferentes palcos temáticos e a banda BaianaSystem no sábado, no Campo Grande.
“Vai ser muito forte esse ano. Se preparem para a Super-Terça, no sábado a gente está repetindo a dose e ainda contratando mais atrações”, disse.
Edington ainda lembrou que haverá eventos diferentes estilos musicais, até para quem não gosta do Carnaval.
“A gente tem o palco da Praça Castro Alves, o palco multicultural na Praça Municipal, temos o palco Axé Pelô na Praça Tieta, temos música eletrônica no Farol da Barra, o Palco do Rock em Piatã. Eu brinco com os colegas de outras cidades ‘olha, vem pra Salvador que aqui vocês têm Carnaval, até para quem não gosta”, brincou.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.