Consciência plena no dia a dia

Está ansioso? Saiba principais técnicas para praticar mindfulness

A instrutura de mindfulness, Mariangela Maggioni, destacou ao PS Notícias a importância de aprender e praticar técnicas de meditação

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O estresse do cotidiano pode afetar a população de maneiras profundas, e a ansiedade, muitas vezes, surge como consequência. Com isso, a psicóloga e instrutura de mindfulness, Mariangela Maggioni, destacou ao PS Notícias a importância de aprender e praticar técnicas de meditação, enfatizando que a respiração consciente tem o poder de trazer um alívio imediato e significativo.

“Respirar é tão natural que esquecemos que estamos fazendo isso, mas respirar de forma consciente pode nos tranquilizar e reduzir a ansiedade em momentos desafiadores. A respiração consciente acalma o sistema nervoso e reduz a tensão”, explica.

O que é o mindfulness?

Mindfulness é uma técnica de meditação criada nos anos 1970, nos Estados Unidos, dentro de um programa de redução de estresse da Universidade de Massachusetts. Embora se baseie em preceitos budistas, não tem caráter religioso, sendo voltada para a prática de atenção plena no momento presente.

Segundo Maggioni, apesar de ter um nome complicado, o mindfulness é mais simples e aplicável ao dia a dia do que muitos imaginam.

“Muitas pessoas que têm acesso a conteúdos sobre mindfulness tendem a se associar com o mágico. É apenas um tipo de meditação. A gente tem vários tipos de meditação. Mas o que eu quero que você compreenda é que a prática de mindfulness vai além de sentar, fechar os olhos e observar a respiração. Ela pode ser utilizada no seu dia a dia, quando você faz uma coisa de cada vez, quando você se coloca presente no momento presente, e não está vivendo a ansiedade do futuro nem remoendo coisas que já passaram”, explica.

Ela destaca que, em qualquer atividade em que você esteja presente e focado no momento, ou até mesmo ao não fazer nada, você já está no estado de mindfulness.

“Sentar para meditar, ou meditar deitado, ou meditar em movimento, também faz parte”.

Além disso, a psicóloga também pontuou alguns passos para aliviar o estresse do dia a dia:

  • Pratique o autocuidado: descubra o que funciona para que você sinta que está se cuidando: uma rotina de cuidados com a pele, um chá a noite pra relaxar, um banho relaxante antes de dormir. Pequenos momentos de conexão consigo mesmo farão toda a diferença.
  • Movimente o corpo: isso vai desde fazer uma atividade física que seja prazeroso e constante a se movimentar durante a rotina de trabalho. A cada 2h de trabalho, dê uma pausa e se alongue, se estique, isso reduzirá a fadiga no trabalho. Movimentar o corpo libera endorfina o que reduz o estresse e melhora o humor.
  • Desconecte-se das redes sociais: Reduzir o tempo de exposição a telas e as redes sociais fará você ter mais tempo livre para si mesmo, família, lazer e reduzirá a carga mental. A comparação que as redes sociais gera também aumenta a autocobrança e comparação, então viva mais a vida real e menos a vida virtual.
  • Foque no que há de positivo e seja grato: a ideia aqui não é praticar a positividade tóxica (que é fingir estar bem o tempo todo e pressionar os outros a serem assim). Focar no positivo é encarar os desafios com otimismo e ser grato ao que está dando certo e que te faz bem.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.