Preocupação

Papa Francisco recebe transfusão de sangue; estado de saúde ainda é crítico

Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral

Papa Francisco recebe transfusão de sangue; estado de saúde ainda é crítico
Foto: Vatican Media/Divulgação

O Papa Francisco teve uma crise respiratória asmática prolongada neste sábado (22), segundo informou o serviço de comunicação do Vaticano. O pontífice, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral, precisou de transfusão de sangue e aplicação de “oxigênio de alto fluxo”. O boletim médico destacou que o estado de saúde do Papa continua crítico e que ele não está fora de perigo.

Francisco passou o dia sentado em uma poltrona, mas sentiu mais dores do que na sexta-feira (21). As transfusões de sangue foram necessárias após exames revelarem trombocitopenia, condição associada à anemia que ocorre quando há uma redução no número de plaquetas no sangue, aumentando o risco de hemorragias.

O médico Sérgio Alfieri, responsável pelo tratamento do Papa, afirmou que Francisco ficará internado pelo tempo necessário até que possa retornar para a residência Santa Marta com segurança. Ele destacou que, apesar da idade avançada (quase 90 anos), o pontífice mantém uma mente ativa.

“Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, disse Alfieri, segundo a Rádio Vaticano.

A maior preocupação da equipe médica é o risco de que germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse, uma infecção generalizada que pode afetar outros órgãos do corpo. Francisco é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, incluindo pneumologistas e cardiologistas, e pediu aos médicos que não ocultassem nenhuma informação sobre seu estado de saúde.

Durante a internação, o Papa tem mantido uma rotina ativa, levantando-se, lendo, trabalhando e assinando documentos. Ele chegou a ir até a capela do hospital para rezar por 20 minutos. No entanto, pela segunda semana consecutiva, Francisco não fará a habitual oração dominical com os peregrinos.

A saúde do Papa tem gerado preocupação global, especialmente devido à sua idade e ao histórico de problemas respiratórios.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.