
A partir da próxima quinta (26), a Rodoviária de Salvador deve receber um fluxo maior de passageiros. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), mais de 225 mil pessoas devem passar pelo terminal entre 26 de fevereiro e 5 de março.
Para atender a demanda, a AGERBA vai realizar a Operação Carnaval disponibilizando aproximadamente 200 horários extras. O esquema especial tem o objetivo de atender a grande movimentação de passageiros durante o período carnavalesco.
A estimativa é que o sábado de Carnaval (01/03) seja o dia de maior movimento no terminal. Cerca de 21.600 pessoas são esperadas para desembarcar na capital baiana.
Travessia Morro de São Paulo e Vera Cruz
A programação das lanchas que fazem a travessia para Morro de São Paulo e Vera Cruz seguirá normal. Os horários habituais de operação foram mantidos.
Para a travessia até Vera Cruz, 30 horários diários serão disponibilizados e 13 embarcações vão operar. A AGERBA estima que 102 mil passageiros sejam transportados nesse período.
Já para Morro de São Paulo, serão realizados 06 horários diários, com a operação de 04 embarcações e a expectativa é que cerca de 7 mil pessoas sejam transportadas.
Sistema Ferry-boat
A operação especial do Ferry-boat começa a partir de segunda (24) e segue até 10 de março. O esquema especial vai considerar o fluxo de ida, partindo do Terminal de São Joaquim e o fluxo de volta, no Terminal de Bom-Despacho.
Durante o período de Carnaval, o sistema espera receber 300 mil pedestres e 45 mil veículos.
O sistema funcionará todos os dias das 05h às 23:30h, com 19 viagens completas por terminal, seguindo a grade de horários pré-estabelecidos.
Havendo aumento na demanda de passageiros, será realizado o sistema “bate e volta”, com o acréscimo de até mais 19 viagens extras por terminal.
Transporte metropolitano
O transporte metropolitano vai funcionar em esquema especial a partir de quinta-feira (27) e segue até 5 de março de 2025.
As linhas integradas ao metrô, com pontos finais nos Terminais de Integração de Águas Claras, Pirajá, Mussurunga e Terminal Aeroporto, seguirão o roteiro normal, mas com horários de funcionamento estendidos até a chegada da última composição do metrô.
Durante a madrugada, haverá saídas pontuais do metrô com destino ao Aeroporto. Assim, os ônibus metropolitanos irão acompanhar a chegada dos trens nos respectivos terminais.