
Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Salvador lançou, assim, a programação do Carnaval, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, no Curuzu. Serão, portanto, mais de 2,5 mil horas de música em seis dias de folia, com mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e 600 em palcos temáticos e nos bairros. Além disso, a expectativa é de que a festa crie mais de 250 mil empregos e movimente R$1,8 bilhão na economia da cidade.
A principal novidade é a abertura oficial do Carnaval, que neste ano será no Campo Grande, em homenagem às quatro décadas do Axé Music. Vão se apresentar Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy Harmonia, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho, todos de graça, no Trio 40 Anos de Axé. Além deles, participam os blocos Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Commanche do Pelô. O desfile será na quinta-feira (27), a partir das 15h30.
De acordo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), a abertura é estratégica:
“Será uma abertura realmente histórica, para celebrar os 40 anos do Axé Music. No Campo Grande, para fortalecer o Centro, com a presença dos principais artistas responsáveis por esse grande movimento cultural que tomou conta do Brasil e do mundo. Lá, todos vão fazer a cobertura e vão levar as imagens do nosso Carnaval para o Brasil e para o mundo. Não tenho dúvidas de que será uma abertura marcante, uma das grandes novidades deste ano”, disse.
Pipoca no Carnaval
Para reforçar a folia no Centro, a Prefeitura levará grandes atrações em trios pipoca para o Circuito Osmar (Campo Grande) a partir de sábado (1º). Por lá, vão se apresentar gratuitamente Ivete Sangalo, BaianaSystem, Léo Santana, Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Saulo, Timbalada e Thiago Aquino, entre outros artistas. Atrações pipoca como Psirico, Parangolé, Vina Calmon, Oh Polêmico, Lá Fúria, entre outros, também impulsionarão o Circuito Dodô (Barra-Ondina).
“Neste ano, já vamos ter um sábado com grandes atrações no Centro, para equilibrar melhor os públicos com a Barra-Ondina. No ano passado, no sábado, em algum momento os portais tiveram que ser fechados por conta da superlotação da Barra. Então, estamos começando com a força maior no Centro já no sábado, com artistas que mobilizam grandes públicos, que têm uma quantidade expressiva de fãs, para ter esse equilíbrio”, explicou Bruno Reis.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, afirmou que a programação foi montada com foco na diversidade.
“O Carnaval tem que ser de todas as pessoas. A nossa cultura atrai o turista, mas também o baiano, que mora aqui e precisa se sentir representado. Se eu gosto de rock, tem rock; se eu sou de orquestra, tem orquestra; se eu sou do afoxé, tem afoxé. Se eu sou de tudo, vou poder brincar um pouquinho em cada lugar. Por isso, os palcos por tipo de público em cada lugar. A gente está preparando esse Carnaval para ser o melhor de todos os tempos”, disse.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.