
O novo titular da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Rodrigo Alves, tomou posse como membro Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, em evento realizado no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador. O colegiado tem como presidente a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Em discurso, Alves falou sobre a política de saúde do Brasil e reconheceu os desafios à frente da SMS, pasta assumida por ele no dia 10 de fevereiro.
“Estou extremamente honrado em assumir a missão de conduzir a secretaria de Saúde da quinta capital mais populosa do Brasil. Mas, tenho a consciência do tamanho da minha responsabilidade. O SUS é umas das maiores conquistas da democracia brasileira, que também se consolidou ao longo dos anos como o maior e um dos mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo. Temos um longo caminho a percorrer, mas muito orgulho do fizemos até aqui”, afirmou Rodrigo Alves.
O novo titular da SMS também se colocou a serviço da população e à disposição dos 416 colegas baianos. “Acredito que nossos esforços só serão efetivos se trabalharmos unidos em busca do mesmo objetivo, que é a excelência dos serviços ofertados e a assistência total à população. Reforço aqui meu comprometimento com a saúde de Salvador e destaco a importância desses nossos encontros, para que cada vez mais estreitemos os laços pensando no bem maior, que é o cuidado com as pessoas. Me coloco à disposição de vocês para troca de experiências e também para aprender”, finalizou.
Além da posse, o gestor da Saúde soteropolitana participou de uma reunião que debateu temas como assistência farmacêutica, imunização, combate às arboviroses e cofinanciamento da Atenção Primária.
O que são as Comissões Intergestores Bipartite (CIB)?
São fóruns interfederativos de discussão, pactuação e deliberação em âmbito estadual, abrangendo as esferas de gestão estadual e municipal, através de suas representações: a SESAB, para o âmbito estadual (no caso do Estado da Bahia) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, para o âmbito municipal.
Com o Pacto pela Saúde foram criados os espaços de discussão entre gestores de estado e município no âmbito regional, sendo denominados à época Colegiados de Gestão Regional e posteriormente, com o Decreto N° 7508/2011, Comissões Intergestores Regionais.