O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública ultrapassou a marca de 300 foragidos da Justiça localizados em 2025. Três pessoas foram encontradas na quarta-feira (19), em Salvador e na cidade de Juazeiro.
Nos primeiros 50 dias de 2025, a ferramenta alcançou seis procurados com mandados de prisão por dia na Bahia. No total, a tecnologia encontrou 307 foragidos este ano.
Começando pela capital baiana, um homem com dívida de pensão alimentícia e outro respondendo a processo por roubo passaram por pontos monitorados. Assim, equipes do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) acionaram guarnições da Polícia Militar mais próximas dos casos para a realização das capturas.
Além disso, fechando a lista de capturas nas últimas 24h, na cidade de Juazeiro, região Norte da Bahia, um foragido pela prática de estupro de vulnerável (vítima com idade inferior a 14 anos) terminou alcançado pelo Sistema de Reconhecimento Facial.
“Em 2024, com 1.132 foragidos localizados pelo Reconhecimento Facial, batemos o recorde de prisões com o uso da ferramenta. Aprimoramos o protocolo, instalamos câmeras em pontos estratégicos e, consequentemente, capturamos mais foragidos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Ele acrescentou ainda que a Bahia é pioneira no uso da tecnologia, no Brasil.
“Desde 2018 as Forças da Segurança utilizam o Reconhecimento Facial. Empregamos a ferramenta diariamente em 81 municípios baianos, além das festas populares, a exemplo do Carnaval”, completou Werner.