Saúde

Confira dicas para para evitar viroses durante a folia

Médico afirma que vacinação é a principal medida para evitar algumas doenças virais como gripe e covid-19

Foto: Betto Jr/Secom PMS
Foto: Betto Jr/Secom PMS

O verão e as festas que movimentam a estação mais quente do ano, como o Carnaval, exige cuidados especiais para evitar a proliferação de doenças, como as viroses, principalmente devido à aglomeração de pessoas. Por isso, especialistas recomendam alguns cuidados essenciais para aproveitar o período, mantendo a segurança e a saúde em dia.

Pedro Pina, médico da Família e Comunidade, destaca que as viroses podem ter sintomas variados de acordo com o tipo. Porém, os mais frequentes são febre, dor de cabeça, cansaço, tosse, espirros, congestão nasal, dor de garganta, além de náuseas, vômitos e diarreia (no caso de viroses gastrointestinais).

Além disso, o ambiente carnavalesco contribui para contaminações e para a circulação de vírus, já que um conglomerado de pessoas estão expostas. 

“As aglomerações favorecem a disseminação de viroses respiratórias, pois aumentam o contato entre as pessoas e a exposição a partículas virais no ar. Beijos e abraços também podem ser vias de transmissão de doenças como gripe, resfriado, mononucleose e herpes labial. Por isso, é recomendável redobrar os cuidados e estar atento aos sinais de infecção”, explica Pina.

Prevenção às viroses

O médico ainda esclarece que os vírus sazonais, comuns nesse período, espalham-se de diferentes formas, como por meio de contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas (tosse, espirro e saliva) e de superfícies contaminadas. 

Além disso, tocar nos olhos, nariz e boca e consumir alimentos e água contaminados também podem favorecer o contágio.

Cuidados importantes para reduzir o risco de contaminação e proliferação de viroses:

  • Higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool em gel; 
  • Evitar compartilhar copos, talheres, cigarros e outros objetos pessoais; 
  • Manter-se hidratado e consumir alimentos de procedência segura; 
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, preferencialmente com o antebraço na frente da boca;
  • Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de infecção viral.
Foto: Pexels

O doutor Pedro Pina expõe que a maioria dos sintomas desaparecem em poucos dias, mas é preciso seguir algumas orientações durante a recuperação. 

“O tratamento é baseado no alívio dos sintomas, com repouso, hidratação e uso de medicamentos sintomáticos prescritos por um profissional de saúde. No caso da dengue, é essencial buscar atendimento médico para monitoramento adequado e evitar complicações”, afirma Pina.

O médico acrescenta ainda que a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra algumas viroses, como a gripe e a covid-19. 

“A imunização reduz o risco de infecção e, caso ocorra, diminui a gravidade dos sintomas. Por isso, é fundamental manter o calendário vacinal atualizado. Aproveitar as festas do verão com responsabilidade e cuidado é essencial para garantir a própria saúde e a de todos ao redor. Com medidas simples, é possível curtir as festividades sem colocar em risco o bem-estar coletivo”, conclui.