Um jovem venezuelano, de 24 anos, passou por um momento de sufoco enquanto praticava remo com o pai no litoral do Chile, no último sábado (8). No episódio, uma baleia-jubarte engoliu o rapaz por alguns instantes, logo após expulsou de volta ao mar.
O momento foi rápido e o jovem não teve tempo para reagir. Testemunhas relataram que a baleia abriu a boca para se alimentar e, acidentalmente, o engoliu parcialmente antes de cuspí-lo. Apesar do susto, ele saiu ileso e conseguiu retornar à costa com o pai. Especialistas explicam que as jubartes se alimentam por filtração e não oferecem perigo para os humanos, pois sua garganta é pequena.
Ainda segundo especialistas, as jubartes se alimentam por filtração e não representam perigo para os humanos, pois sua garganta é pequena e incapaz de engolir grandes presas. O caso reforça a importância da cautela ao praticar esportes aquáticos em áreas frequentadas por esses gigantes do oceano.
Baleia-jubarte
A baleia jubarte é um grande cetáceo, e as fêmeas são significativamente maiores que os machos. Enquanto uma fêmea geralmente mede entre 12 e 14 metros, com máximo de até 15 metros, os machos geralmente são encontrados na faixa entre 11 e 13 metros. Alimenta-se principalmente de krill, crustáceos planctônicos, peixes e plâncton.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.