Em meio a “debandada” de prefeitos da oposição que anunciaram recentemente adesão à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mais dois gestores – de cidades do sudoeste baiano – também decidiram fazer o mesmo caminho.
Apesar de serem do Avante – partido que faz parte da base de Jerônimo no Palácio de Ondina -, os prefeitos Nal Azevedo (Guanambi) e Fabrício Abrantes (Brumado) confiram a adesão da base do petista. Os dois foram recebidos em audiência pelo governador em janeiro, em Salvador.
Nal disputou a reeleição no município após assumir a gestão – ainda no União Brasil – com o afastamento do ex-prefeito Nilo Coelho, por questões de saúde. Na campanha de 2024, já no atual partido, ele não teve o apoio de Jerônimo.
“O intuito de ir para o Avante foi justamente o de estar na base do governo, porque a gente governa um município pequeno, que não sobrevive sem esse apoio”, disse ele ao Política Livre.
“E a política é de mão dupla. Eu tinha uma ligação com a oposição, de fato, mas buscamos essa parceria com Jerônimo, que nos abriu a porta”, completou.
Em Brumado, Fabrício Abrantes se filiou ao Avante após receber o convite do presidente da legenda na Bahia, Ronaldo Carletto. Antes, era aliado de ACM Neto e, da mesma forma que Nal, não teve o apoio de Jerônimo nas eleições.
“Em Brumado, a gente faz parte do partido Avante, que é da base. Abrimos já um diálogo com o governo”, disse o gestor brumadense à mesma publicação.
“E temos certeza que isso vai gerar resultados positivos para a nossa população. Esse é o caminho natural”, salientou.