O governo Lula foi desaprovado por 51,4% dos entrevistados, de acordo com uma pesquisa AtlasIntel divulgada em parceria com a Bloomberg, na terça-feira (11). Na comparação com o levantamento anterior, divulgado em dezembro, a desaprovação do petista subiu 1,6 ponto percentual.
Esse é o pior nível da série histórica da pesquisa. O levantamento aponta que a desaprovação está em alta desde outubro de 2024 e superou a aprovação pela primeira vez em novembro do ano passado.
Por sua vez, a aprovação da gestão atingiu 45,9%, uma queda de 1,1 ponto percentual em relação ao último levantamento. Além destes, cerca de 2,7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Entre os grupos que mais reprovam o presidente estão homens, pessoas com ensino médio completo e cidadãos entre 16 e 44 anos. Evangélicos e moradores das regiões Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste também demonstram maior rejeição do que aprovação. No Nordeste, tradicional reduto lulista, a aprovação e a desaprovação estão praticamente empatadas.
Pesquisa aponta vitória de Lula em 2026 sobre principais adversários
Apesar do cenário adverso quanto a avaliação do seu governo, Lula venceria uma eventual disputa pela reeleição à Presidência da República em cenários eleitorais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também segundo a pesquisa AtlasIntel.
Se a eleição presidencial de 2026 fosse antecipada e realizada agora, o cenário mais acirrado seria entre Lula e Bolsonaro. O presidente tem 44% das intenções de voto e seu antecessor, 40,6%. Lula tem vantagem numérica, mas como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o presidente está empatado tecnicamente com Bolsonaro.
Em uma disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, o presidente registra 41,1% das intenções de voto e o governador de São Paulo, 26,2%. Em outro cenário de primeiro turno, Lula venceria o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, por 40% a 24,2%.
Em um eventual segundo turno, a disputa seria mais acirrada, mas Lula aparece numericamente à frente contra todos os adversários. Na disputa contra o governador de São Paulo, Lula tem 45,7% e Tarcísio, 44,7%. Se o adversário for Bolsonaro, o petista tem 47,6% e o ex-presidente, 43,4%. Contra Eduardo Bolsonaro, Lula tem 49,6% ante 36,4% do deputado federal.
A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 31 de janeiro, com 3.125 pessoas, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Os entrevistados responderam o questionário pela internet.