O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nomeou a nova chefe da Defensoria Pública do Estado (DPE). Trata-se de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira, que ficará no posto durante o biênio 2025-2027.
O ato de nomeação foi publicado na edição desta terça-feira (11), do Diário Oficial do Estado (DOE). A defensora ficou entre as três mais votadas pela classe e foi a escolhida pelo titular do Palácio de Ondina. A eleição da classe aconteceu em 24 de janeiro, quando três mulheres foram escolhidas pelos 426 membros da Defensoria para formar a lista tríplice: Camila Canário, Laissa Rocha e Mônica Soares.
“Desejo à defensora Camila Angélica sucesso e bom trabalho à frente da Defensoria de nosso estado. Saúdo as defensoras Mônica Christiane Soares de Oliveira e Laíssa Souza de Araújo Rocha, que também integraram a lista tríplice, além da defensora Firmiane Venâncio que está concluindo seu mandato deixando um grande legado para a instituição”, registrou o governador.
Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública no Estado da Bahia desde 2007 e atualmente é titular da Defensoria Pública de Auditoria Militar, desenvolvendo desde 2019, intenso trabalho na defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Atuou nas áreas da Família, Cível, Consumidor, Idoso, Fazenda Pública e integra o Núcleo Criminal, substituindo no sistema prisional. Conselheira suplente no Conselho Superior da DPE/BA, biênio 2023-2025.
“Esse momento consagra uma nova etapa, fruto de um projeto coletivo, que caminha para o desenvolvimento da Defensoria Pública da Bahia, olhando para seu passado a fim de entender os caminhos que exigem reparo e aprimoramento, mas entendendo que há muito a se fazer no futuro. Vamos juntas produzir melhor em prol da sociedade baiana, principalmente os vulneráveis”, declarou a defensora-geral nomeada.