Fica ou não fica?

Reeleição de Adolfo Menezes na Alba pode 'melar' após ação do PSOL no STF

Segundo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), sigla irá à Brasília para protocolar ação contra reeleição de Adolfo Menezes (PSD)

Eleição de Adolfo Menezes na Alba pode 'melar'
Foto: Sandra Travassos e Vaner Casaes/Alba

A reeleição de Adolfo Menezes (PSD) à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pode “melar”. Isso porque o PSOL deve protocolar uma ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a decisão que permitiu um novo mandato na Casa ao pessedista – o terceiro.

A afirmação foi dada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), nesta terça-feira (4). De acordo com o parlamentar, a ideia é a de que ação seja protocolada em Brasília, sede da Corte. Ainda conforme o psolista, já existe uma peça pronta em nível local.

“Oferecemos ao PSOL nacional e como é uma peça de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, precisa estar conosco para assinar a peça”, disse ele à Rádio Sociedade.

“A gente não vai ficar esperando a decisão aqui da Bahia. A que sair primeiro resolve o problema. Nós temos confiança na Justiça baiana, acho que ela não vai passar essa vergonha”, completou.

Mesmo com a quase unanimidade, Adolfo pode não permanecer por muito tempo no posto. Isso porque uma jurisprudência do STF não permite uma segunda reeleição para cargos na Mesa Diretora nas Assembleias Legislativas.

Adolfo Menezes se emociona em primeiro discurso

Reeleito para o terceiro mandato consecutivo como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta segunda-feira (3), o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) se emocionou ao discursar após o resultado da eleição. Em sua fala, ele agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio e não conteve a emoção ao relembrar momentos de sua trajetória.

Menezes recebeu 61 votos na eleição que definiu a nova Mesa Diretora da Alba para o biênio 2025-2027. A deputada Ivana Bastos (PSD) foi eleita primeira vice-presidente com 56 votos.

Além deles, a composição da Mesa Diretora conta com Marquinho Viana (2ª vice-presidência), Hassan (3ª vice-presidência), Laerte do Vando (4ª vice-presidência), Samuel Júnior (1ª secretaria), Kátia Oliveira (2ª secretaria), Vitor Azevedo (3ª secretaria) e Fabrício Falcão (4ª secretaria).