O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), desconversou ao falar, neste domingo (2), sobre a permanência ou não de Rosemberg Pinto (PT) na liderança governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Nesta segunda-feira (3), acontece a eleição para a Mesa Diretora da Casa e o parlamentar petista, até meados da última semana, estava entre os cotados para a disputa à Presidência.
No entanto, ele acabou desistindo do pleito, o que abriu espaço para uma nova recondução de Adolfo Menezes (PSD) ao cargo. Além disso, ficou acordado que Ivana Bastos (PSD) será indicada a 1ª vice-presidência da Assembleia, o segundo posto mais importante da Mesa Diretora.
Em coletiva de imprensa durante as homenagens a Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, Jerônimo elogiou a forma como as negociações foram realizadas entre os deputados estaduais, evitando que uma crise pudesse vir a se instalar na base governista.
“Quero parabenizar a construção feita até aqui, nas bancadas e nas lideranças das bancadas. Não foi uma decisão isolada, de um presidente, de um partido. Sobre Rosemberg, quero agradever a decisão dele [de retirar a candidatura à Presidência]. Agora, a etapa agora é resolver a situação na Mesa Diretora”, analisou o governador.
Jerônimo Rodrigues fala sobre a Festa de Iemanjá
Presente ao evento por mais um ano, Jerônimo Rodrigues abordou a importância dos festejos em homenagem a Rainha das Águas, que todos os anos é reverenciada por baianos e turistas.
“É um dia de respeito a fé de um povo que acredita na Rainha das Águas. É um dia também de sincretismo. É um dia de respeito, primeiramente, de que cada um tenha a sua fé e que cada um tem o jeito de cultuar as suas crenças. É um dia muito forte também da cultura baiana. Nós nos encontramos em um ambiente muito rico e nesse ano muito mais potente. O clima dessa festa já preenche a Bahia, Salvador e Rio Vermelho”, afirmou.