A bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) celebrou a indicação da deputada Ivana Bastos (PSD) para o cargo de primeira vice-presidente da Mesa Diretora, o posto mais importante da Casa, atrás apenas do da Presidência. O nome de Ivana foi ratificado principalmente após a desistência de Rosemberg Pinto (PT), que almejava o comando do órgão.
O grupo, composto por nove deputadas, afirmou que a indicação da parlamentar vai além de um nome, citando que a ausência de mulheres nos principais cargos da Alba, nos biênios anteriores, representava um retrocesso na democracia representativa.
A vitória, segundo elas, quebra esse ciclo e abre caminho para mais equidade na ocupação de postos de liderança. Vale lembrar que, em 2022, Ivana Bastos foi a deputada que mais recebeu votos em toda a Bahia: 118.417.
Além da atuação na Alba, integrando a Comissão da Mulher da Casa, a pessedista exerceu três mandatos como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), entidade que representa parlamentares de todo o Brasil.
A bancada feminina é composta, atualmente, além de Ivana, pelas seguintes parlamentares: Claudia Oliveira (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Jusmari Oliveira (PSD), Katia Oliveira (União Brasil), Ludmila Fiscina (PV), Olívia Santana (PCdoB), Maria del Carmen (PT) e Neusa Cadore (PT).
Segundo elas, a partir de agora, o compromisso é seguir avançando para garantir que mais mulheres ocupem não apenas a Mesa Diretora nos próximos biênios, mas também posições estratégicas na presidência de comissões e na liderança de seus respectivos partidos.
A eleição para a Presidência da Alba e a formação da Mesa Diretora vão acontecer na próxima segunda-feira (3), a partir das 14h. Na Presidência, a tendência é a de que o atual ocupante do cargo, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), seja reconduzido pela segunda vez. Ele conta com o apoio de mais de 60 colegas de Casa.